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O BATISMO NO NOME DE YESHU
O BATISMO NO NOME DE YESHU

 

O BATISMO NO NOME DE YESHU


Nesse estudo vamos analisar em qual nome os apóstolos realmente batizaram, muitos afirmam que foi em nome de Jesus, o que está quase que certo, mas não está correto, porque no tempo dos apóstolos, ainda não existia o nome de Jesus, apenas o nome Yeshu, a forma original do nome do Messias.
O nome Jesus surgiu com a reforma protestante, antes disso por mais de 1500 anos a igreja usava o nome Iesu Khristo, a Igreja Católica Romana, e a Igreja Ortodoxa Grega até os dias de hoje.
Tem nos manuscritos grego o nome Jesus com a letra J, a afirmação, não tem.
Então não podemos afirmar que os apóstolos batizaram as pessoas em nome de Jesus, mas sim no nome de Yeshu, o nome verdadeiro de Khristo.
Ah mais tem tanta genta falando que o nome original do Messias é Yehoshua, Yahoshua, Yahushua, Yaohushua, mas essas pessoas são tolos enganando tolos, porque não existe na historia uma comprovação que os apóstolos usavam essas pronuncias.
A maior prova que  a Igreja de Yerushalém usou o nome de Yeshu, porque os judeus ao tempo de Khristo falavam o idioma aramaico, os apostolos falavam o aramaico da galileia, que tinha um sotaque diferente do aramaico falado na judeia.
O primeiro país que recebeu a pregação do evangelho foi a Siria, tanto é que o apostolo Paulo [Shaul] ia buscar na Siria prisioneiros para levar a Yerushalém.
ATOS 9:1-22
1 E Shaul, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Yerushalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Shaul, Shaul, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Yeshu, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Hanania; e disse-lhe o Senhor em visão: Hanania! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.
11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Yehudah por um homem de Tarso chamado Shaul; pois eis que ele está orando;
12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Hananiah, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.
13 E respondeu Hanania: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Yerushalém;
14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.
15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.
16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.
17 E Hanania foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Shaul, o Senhor Yeshu, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.
18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.
19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
20 E logo nas sinagogas pregava a Khristo, que este é o Filho de Deus.
21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Yerushalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Khristo.
A Igreja da Siria, preserva até hoje o aramaico, falado por Yeshu e pelos apóstolos, a peshitta siriaca traz o nome original do Messias, que é pronunciado Yeshu Meshicha.
Mas se nome original é Yeshu, porque as nossas versões traz o nome Jesus, porque essas traduções foram feitas por pessoas que não tinham quase conhecimento do idioma aramaico e grego, eram pessoas sem zelo, sem amor a verdade, porisso foram adaptando o nome a uma pronuncia que eles julgavam ser mais facil de pronunciar.
Se o nome Iesu Khristo foi usado por mais de 1500 anos pela Igreja, de repente aperece biblias com Jesus, com a letra J, que não existe nem no hebraico, nem no aramaico, nem no grego, e nem no latim, de repente todo mundo que falava Iesu Khristo, começou falar Jesus, porque um sabido resolveu mudar a pronuncia do nome do Salvador, contrariando a própria biblia que afirma que não pode tirar e nem ascrecentar um iota [letra i] as escrituras.
O Senhor Yeshu durante toda a sua vida nunca ouviu alguém chama-lo de Jesus, mas sim de Yeshu.
Muitos afirmam que não tem problema, mudou o nome, mas a pessoa é a mesma, podemos ver que uma troca de letra muda o nome.
Muitos estelionatarios falsificam seus nomes, ou de outras pessoas, assumem uma identidade falsa, para praticar roubos, estelionatos.
Porisso não é certo mudar o nome de ninguém, quantos mais o nome de Yeshu, o salvador do mundo.
Muitos afirmam que isso não tem problema, agora eu pergunto, e se foi o Diabo que fez isso, será que o Diabo está certo, rapaz agora você derrubou eu do cavalo.
Agora eu pergunto, mudaram a Lei de Deus, mudaram o dia de repouso, mudaram o Sábado para o Domingo, está certo, claro que não está, muitos acham que isso não tem problema nenhum, mas para Deus, isso é um pecado gravissimo, porque Satan enganou Hava no jardim do Eden, dizendo que Hava não morreria se comesse da arvore do conhecimento do bem e do mal, enquanto Deus havia dito que se comesse certamente morreria, Hava acreditou na serpente, e duvidou da palavra de Deus.
Hava pecou e morreu, e Satan é Pai da Mentira, mudar a palavra de Deus, é um pecado gravissimo, que comete tal pecado é punido com a morte.
Na palavra de Deus não se pode mudar nada, porque quem faz isso está cometendo abuso de autoridade, de poder, que faz isso está calcando a autoridade de Deus.
Mudar a palavra de Deus em mentira, é pecado grave.
ROMANOS 1:18
18 Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.
Os falsos profetas gostam de mudar a palavra de Deus, no antigo testamento, falso profeta era morto pedrada, é mais agora nós estamos no novo testamento, essa lei de matar apredrejado acabou, será, veja o que Deus diz no livro de
de Apocalipse.
APOCALIPSE 19:20
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
APOCALIPSE 20:10
10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
APOCALIPSE 20:15
15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
APOCALIPSE 21:8
8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
APOCALIPSE 22:14,15
14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
15 Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Está mais que provado que Deus não gosta de mentirosos,
de falsos profetas, agora a decisão é de cada um seguir o falso profeta, e ser um falso profeta, um crente falso, ou seguir a Yeshu Khristo, e ser um servo verdadeiro de Deus.
Faz 2 mil anos que Satan está lutando contra a verdade, e ele tem levado muita vantagem com a mentira, e quem acredita na mentira tem levado muita vantagem financeira e economica, mas a desvantagem é que não terão a vida eterna, a salvação.
Os falsos profetas serão queimados, é perigoso seguir os falsos profetas, porque o fim dos falsos profetas é no lago de fogo e enxofre preparados para Satan e os seus anjos.
Se prega a mentira a Igreja fica lotada, e o bolso do pastor fica lotado de dinheiro, se prega a verdade a igreja fica vazia.
Eu acho melhor pregar a verdade, do que encher a Igreja de demonios que odeia a verdade, quando pregamos a verdade os demonios foge, a verdade é que realmente expulsa os demonios.
Está cheio de pastor que expulsa demonios, mas se falar a verdade, ele fica irado, então esse pastor não tem o espirito da verdade, esse pastor é um falso profeta, está cheio de demonios.
Uma Igreja cheia de demonios, quando fala a verdade, os demonios vão ficar irados, você será expulso de lá, pode até tomar uma surra, como já aconteceu com vários que  ousaram em falar a verdade.
Yeshu diz conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, então o que realmente liberta as pessoas do engano é o conhecimento da verdade, muitos crentes são escravos do pastor, do falso profeta.
Como se libertar do falso profeta, examinandos a palavra de Deus, examinando se aquilo que o pastor prega tem um fundamento bíblico, se as doutrinas não são doutrinas de demonios, porque se for esse pastor é um falso profeta, um demonio disfarçado em ministro de Deus.
Nesses 2 mil anos o Diabo disfarçado em anjo de luz, tem atuado na Igreja, infiltrando doutrinas falsas, como o Dogma da Trindade, que anula o batismo no nome do Senhor Yeshu.
MATTHAI [MATEUS] 28:19

19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Afinal Yeshu ordenou que os apostolos batizasse em nome da Trindade, acho muito dificil, ele ter dito isso, sendo que o dogma da trindade surgiu no 4 seculo, vamos supor que Yeshu tivesse disse isso, porque que os apóstolos não obedeceram a ordem de seu mestre, não seria um desacato a ordem dada por Yeshu.
Verdade é que os apóstolos batizavam somente no nome de Yeshu Khristo,como está escrito no NT, impossivel que existisse 2 formulas batismais, só havia uma, aquela que os apostolos usaram em nome Yeshu.
A Igreja Católica efetuou varias mudanças nas doutrinas dos apóstolos, todo mundo sabe que  Igreja Católica foi quem mudou a verdade em mentira, mudou o Sábado para o Domingo, mudou a data da Pascoa, mudou o nascimento de Yeshu, filho biologico de Yoseph e Mariam, para o Nascimento Virginal, criou o Dogma da Trindade, tudo isso foi feito para paganizar o Cristianismo.

BATISMO EM NOME DE IESU KHRISTU
YOANNOU 2:12
12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.

12 γραφω υμιν τεκνια οτι αφεωνται υμιν αι αμαρτιαι δια το ονομα αυτου

LUCAS 24:44-49
44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.
45 Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
46 e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos;
47 e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.
48 Vós sois testemunhas destas coisas.
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

44 ειπεν δε αυτοις ουτοι οι λογοι ους ελαλησα προς υμας ετι ων συν υμιν οτι δει πληρωθηναι παντα τα γεγραμμενα εν τω νομω μωσεως και προφηταις και ψαλμοις περι εμου
45 τοτε διηνοιξεν αυτων τον νουν του συνιεναι τας γραφας
46 και ειπεν αυτοις οτι ουτως γεγραπται και ουτως εδει παθειν τον χριστον και αναστηναι εκ νεκρων τη τριτη ημερα
47 και κηρυχθηναι επι τω ονοματι αυτου μετανοιαν και αφεσιν αμαρτιων εις παντα τα εθνη αρξαμενον απο ιερουσαλημ
48 υμεις δε εστε μαρτυρες τουτων
49 και ιδου εγω αποστελλω την επαγγελιαν του πατρος μου εφ υμας υμεις δε καθισατε εν τη πολει ιερουσαλημ εως ου ενδυσησθε δυναμιν εξ υψους

ATOS 2:38,39
38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Iesu Khristu, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
39 Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

38 πετρος δε εφη προς αυτους μετανοησατε και βαπτισθητω εκαστος υμων επι τω ονοματι ιησου χριστου εις αφεσιν αμαρτιων και ληψεσθε την δωρεαν του αγιου πνευματος
39 υμιν γαρ εστιν η επαγγελια και τοις τεκνοις υμων και πασιν τοις εις μακραν οσους αν προσκαλεσηται κυριος ο θεος ημων
ATOS 8:12
12 Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Iesu Khristu, se batizavam, tanto homens como mulheres.

12 οτε δε επιστευσαν τω φιλιππω ευαγγελιζομενω τα περι της βασιλειας του θεου και του ονοματος του ιησου χριστου εβαπτιζοντο ανδρες τε και γυναικες
ATOS 10:47,48
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
47 μητι το υδωρ κωλυσαι δυναται τις του μη βαπτισθηναι τουτους οιτινες το πνευμα το αγιον ελαβον καθως και ημεις
48 προσεταξεν τε αυτους βαπτισθηναι εν τω ονοματι του κυριου τοτε ηρωτησαν αυτον επιμειναι ημερας τινας

NOTA - O texto grego receptus diz apenas em nome do SENHOR, o texto grego critico usado por WESTCOTT/ HORT diz em nome do SENHOR IESU KHRISTU

47 Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?
48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Iesu Khristu. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.

47 μητι το υδωρ δυναται κωλυσαι τις του μη βαπτισθηναι τουτους οιτινες το πνευμα το αγιον ελαβον ως και ημεις
48 προσεταξεν δε αυτους εν τω ονοματι ιησου χριστου βαπτισθηναι τοτε ηρωτησαν αυτον επιμειναι ημερας τινας

NOVA VULGATA
47 “ Numquid aquam quis prohibere potest, ut non baptizentur hi, qui Spiritum Sanctum acceperunt sicut et nos? ”.
48 Et iussit eos in nomine Iesu Christi baptizari. Tunc rogaverunt eum, ut maneret aliquot diebus.

ATOS 19:3-5
3 Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Iesu.

3 ειπεν τε προς αυτους εις τι ουν εβαπτισθητε οι δε ειπον εις το ιωαννου βαπτισμα
4 ειπεν δε παυλος ιωαννης μεν εβαπτισεν βαπτισμα μετανοιας τω λαω λεγων εις τον ερχομενον μετ αυτον ινα πιστευσωσιν τουτ εστιν εις τον χριστον ιησουν
5 ακουσαντες δε εβαπτισθησαν εις το ονομα του κυριου ιησου
ROMANOS 6:3
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Khriston Iesun fomos batizados na sua morte?

3 η αγνοειτε οτι οσοι εβαπτισθημεν εις χριστον ιησουν εις τον θανατον αυτου εβαπτισθημεν

Não existe provas maiores do que essas, os cristãos da Igreja Primitiva eram batizados em nome do senhor Yeshu.

O BATISMO EM NOME DO SENHOR YESHU KHRISTO

O Senhor Yeshu, logo após a Sua ressurreição, apresentou-Se aos Seus discípulos e a outros seguidores por um espaço de 40 dias, falando a respeito do Reino de Deus (Atos 1:3). Durante esses encontros Ele fazia questão de lembrá-los das coisas que lhes havia ensinado enquanto ainda estava com eles.
Depois de ter trazido à memória todas as passagens que falavam a Seu respeito nas Sagradas Escrituras, o Senhor Yeshu abriu-lhes “o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Khristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em Seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Yerushalém.” Lucas 24:45-47.
Esta ordem de Yeshu foi fielmente cumprida por Seus discípulos. No dia de pentecostes, quase três mil pessoas em Yerushalém (Atos 2:41) atenderam o seguinte convite do apóstolo Pedro:
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshu Khristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.
Há, no entanto, uma controvérsia nos meios teológicos sobre esta questão, pois em Mateus 28:19 está escrito que o Senhor Yeshu deu aos Seus apóstolos a missão de irem por todo o mundo e fazerem discípulos, “batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”
Para os estudiosos das Escrituras Sagradas é bastante intrigante encontrar no Novo Testamento duas fórmulas batismais completamente opostas, ou seja, uma ordenando o batismo em nome de Yeshu e uma outra ordenando o batismo em nome de uma trindade.
O tema levanta uma série de questões interessantes. Por que a fórmula de Matthai 28:19 não foi aplicada pelos apóstolos? Por que o batismo em nome da trindade aparece explicitamente apenas em um único texto no evangelho de Matthai, e não aparece nos demais evangelhos e em nenhuma das epístolas?
Para que este assunto seja entendido, faremos uma profunda investigação à luz da Palavra de Deus e também um amplo estudo no campo histórico sobre fatos que ocorreram nos primeiros séculos da era cristã.

II – A FÓRMULA BATISMAL NA ERA APOSTÓLICA

Os registros bíblicos confirmam que na época dos apóstolos o batismo por imersão era sempre ministrado “em nome de Yeshu Khristo” ou “em nome do Senhor Yeshu”. No livro de Atos encontramos quatro eventos em que esta fórmula batismal foi claramente exposta pelos apóstolos:
1) ATOS 2:38
A primeira ocasião em que se menciona o batismo em nome de Yeshu ocorreu no dia de Pentecostes. Ali estavam presentes judeus e prosélitos de todas as nações. O apóstolo Kepha [Pedro] aproveitou a oportunidade para proferir uma mensagem vibrante na qual explicou os acontecimentos recentes e falou a eles a respeito da morte de Yeshu e Sua ressurreição por Deus. Diz o relato bíblico que “ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” Atos 2:37. Em resposta foi dito que deviam arrepender-se e ser batizados em nome de Yeshu Khristo:
“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshu Khristo, para remissão de vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:38.
2) ATOS 8:16
A próxima referência ao batismo em nome de Yeshu ocorreu em território não judaico. A missão de pregar o evangelho havia acabado de entrar no segundo estágio prescrito por Yeshu em Atos 1:8 - Judéia e Samaria (Atos 8:1). O evangelista Filipe prega o evangelho (Atos 8:5,12) e os samaritanos aceitam a mensagem com fé e alegria (Atos 8:8,12), sendo posteriormente batizados em nome do Senhor Yeshu:
“...mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Yeshu.” Atos 8:16.
3) ATOS 10:48
A terceira referência ao batismo em nome de Yeshu é de tremenda importância no contexto geral do livro de Atos. O episódio ilustra o enorme desafio enfrentado pela igreja primitiva: a inclusão dos gentios em uma comunidade de discípulos que, a essa altura, era quase inteiramente judaica. Estavam ali reunidos: o gentio Cornélio, seus parentes e amigos mais íntimos (Atos 10:24). Em seguida o apóstolo Pedro declara que todo o que crê em Yeshu receberá a remissão dos pecados pelo Seu nome. Para que esta promessa pudesse se concretizar, o apóstolo Kepha [Pedro] mandou “que fossem batizados em nome de Yeshu Khristo.” Atos 10:48.
4) ATOS 19:5
A última referência ao batismo em nome de Yeshu é registrada num contexto muito excepcional. O apóstolo Paulo cumpre sua missão de pregar o evangelho em Éfeso, em sua terceira investida missionária à Ásia Menor. O avanço da pregação do evangelho alcança a sua última etapa prescrita por Yeshu em Atos 1:8, num contexto geográfico para aquela época – (“até os confins da terra”). Paulo encontrou em Éfeso alguns discípulos que passaram pelo batismo de Yochanan (Atos 19:3). Após ouvirem a mensagem do apóstolo Paulo, eles “foram batizados em nome do Senhor Yeshu”. Atos 19:5. A partir de então a nova conexão deles com Khristo e o seu compromisso com Ele tornaram-se explícitos.
Além dessas referências, o livro de Atos relata a surpreendente experiência do apóstolo Shaul, chamado pelo próprio Senhor Yeshu para uma missão muito especial: “Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para Mim um vaso escolhido, para levar o Meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel.” Atos 9:15. Após o seu chamado, ele foi batizado (Atos 9:18). Em um de seus discursos, ao defender-se dos ataques de seus opositores, ele relata um detalhe muito importante sobre o seu batismo: “Um certo Hananiah, varão piedoso conforme a lei, que tinha bom testemunho de todos os judeus que ali moravam, indo ter comigo, de pé ao meu lado, disse-me: ...O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a Sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Porque hás de ser Sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o Seu nome.” Atos 22:12-16.
Foi dito ao apóstolo Paulo que, ao ser batizado, fosse invocado apenas o nome de Yeshu. A razão disto é porque o batismo em nome de Yeshu tem um significado muito especial. Não se deve esquecer que os grandes fatos da graça redentora são exibidos pelo batismo por imersão, através do qual estão representados a morte, o sepultamento e a ressurreição de nosso Salvador Yeshu Khristo (Romanos 6:3-6).
A importância que o apóstolo Shaul deu a esse detalhe pode-se deduzir pelo que ele escreveu aos gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados em Khristo vos revestistes de Khristo.” Gálatas 3:27.
Diante do sucesso e número cada vez mais crescente de pessoas que ouviram e creram nas mensagens dos discípulos, as autoridades da época lançaram uma importante pergunta a Kepha e Yochanan:
“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra, creram, e se elevou o número dos homens a quase cinco mil. No dia seguinte, reuniram-se em Yerushalém as autoridades, os anciãos, os escribas, e Anás, o sumo sacerdote, e Khaipha, Yochanan, Alexandre, e todos quantos eram da linhagem do sumo sacerdote. E, pondo-se no meio deles, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes vós isto? Atos 4:4-7.
A resposta dele foi enfática e precisa:
“Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Yeshu Khristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. E em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” Atos 4:10-12.
Ao escrever sua carta à Igreja de Colossos, o apóstolo Paulo dirige uma exortação para os novos conversos, os quais foram sepultados e ressuscitados juntamente com Khristo no batismo (Colossenses 2:12 e 3:1), dizendo-lhes:
“E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Yeshu, dando por Ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:17.
As Escrituras Sagradas ensinam que Deus, o Pai, concedeu a Yeshu toda a autoridade no céu e na terra: “E, aproximando-se Yeshu, falou-lhes, dizendo: Foi-Me dada toda a autoridade no céu e na terra.” Mateus 28:18.
Após ter recebido toda a “autoridade” (do grego: exousia) de Deus, Yeshu autorizou Seus discípulos a irem e ensinarem a todas as nações, e pregarem em Seu nome o arrependimento para remissão dos pecados (Lucas 24:47). Constatamos, pois, que os apóstolos cumpriram fielmente a ordem de nosso Salvador Yeshu, cuja autoridade Lhe foi dada pelo Pai. A partir do Pentecostes, eles começaram a batizar em nome de Yeshu.

III – PROVAS HISTÓRICAS E A CONTROVERSA PASSAGEM DE MATEUS 28:19

O texto em questão diz o seguinte: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19.
O texto de Mateus 28:19 é contraditório, pois tira a primazia de Yeshu Khristo como nosso único Salvador e Mediador.
Esta citação é única e isolada na Palavra de Deus. Os teólogos são unânimes em concordar que não devemos apoiar nossa fé em ensinos que têm por base um texto isolado nas Escrituras Sagradas. Além de ser um texto único e isolado, provamos que não há um único registro nas Escrituras Sagradas de os apóstolos terem se utilizado desta fórmula.
Resta-nos, pois, buscar informações através de fontes históricas disponíveis. A história, no decorrer do tempo, vem mostrando as mudanças efetuadas por pessoas de grande influência religiosa dentro do cristianismo. Os registros históricos provam que o texto original, que serviu de base para os batismos realizados pelos apóstolos foi modificado em alguma época do passado, a fim de adaptá-lo ao credo dos concílios de Nicéia e Constantinopla.
O que dizem algumas fontes históricas acerca desta controversa passagem bíblica?
“A fórmula batismal foi mudada do nome de Yeshu Khristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no segundo século.” Enciclopédia Britânica, 11ª. Edição, volume 3, pp. 365 e 366.
“Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em nome de Yeshu Khristo.” Enciclopédia Britânica, 11ª. Edição, volume 3, p. 82.
“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula (Pai, Filho e Espírito Santo) reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar no nome de Yeshu. Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade.” (Grifo nosso) Comentário no rodapé da Bíblia de Jerusalém.
“Um dos rituais mais dramáticos observados pelos primeiros cristãos foi o batismo. O seu objetivo era lavar toda a impureza resultante do pecado, preparando assim o iniciado para a sua nova vida. Na sua forma mais elementar, a cerimônia exigia do candidato uma profissão de fé, seguida da imersão total na água em nome de [Yeshu  Khristo] Jesus Cristo” (Grifo Nosso) Depois de Jesus o Triunfo do Cristianismo – p. 36 – Seleções do Reader´s Digest.
“A religião primitiva sempre batizava em nome do Senhor Yeshu até o desenvolvimento da doutrina da trindade no segundo século.” Enciclopédia da Religião – Canney, p. 53.
“O batismo cristão era administrado usando o nome de Yeshu. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em nome do Senhor Yeshu até o tempo do mártir Justino, quando a fórmula da trindade foi usada.” Enciclopédia da Religião – Hastings, vol. 2, pp. 377-389 (em inglês).
“A forma básica da nossa profissão de fé (Mateus 28:19) tomou forma ao longo dos séculos segundo e terceiro d.C. em conexão com a cerimônia do batismo. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida em Roma.” (Grifo Nosso) Introdução ao Cristianismo – Capítulo 2, p. 82 (Autor: Cardeal Joseph Ratzinger – Atual Papa Benedito XVI).
No Compêndio da História da Igreja, de autoria de Frei Dagoberto Romag, Volume I, intitulado: A Antiguidade Cristã, impresso pela Editora Vozes, pp. 90-93 e 143-145, diz que a ordem do batismo em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, saiu da pena de Tertuliano, no ano 197 d.C.
Podemos citar também Eusébio, bispo de Cesaréia. Ele é referido como pai da história da igreja, porque em seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do cristianismo primitivo. Ele possuía cópias do evangelho de Matthai, no idioma hebraico. Em seus escritos ele citava frequentemente as palavras de Yeshu em Mateus 28:19, na versão original, da seguinte forma: “Ide fazei discípulos de todas as nações em Meu nome”. (grifo nosso) Eusébio de Cesaréia.- História Eclesiástica.- Livro III. 24.6. Segundo ele, o texto original não mandava batizar em nome da trindade.

IV – CONCLUSÃO

Logo após a ressurreição, o Senhor Yeshu se encontrou com os onze discípulos para lhes dar importantes instruções. Entre eles estava presente o apóstolo Pedro que ouviu atentamente aquelas instruções dadas pelo Mestre:
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Khristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos; e em Seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Yerushalém.” Lucas 24:46 e 47.
Mais tarde, no dia de Pentecostes, cumprindo as instruções de Yeshu relatadas em Lucas 24:47, Pedro pregou o arrependimento e apelou aos novos conversos para que se batizassem “em nome de Yeshu Khristo”, para perdão dos pecados (Atos 2:38).

Em Atos 2:41-43 encontramos registrado a comprovação de que Deus abençoou a obra do apóstolo Pedro:
“ ...Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. ... Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos....E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” Atos 2:41, 43.
As atitudes de Kepha [Pedro],Shaul [Paulo] e de outros apóstolos não teriam aprovação, a menos que eles estivessem cumprindo exatamente a ordem dada pelo Senhor Yeshu. Sendo isso verdade, o original de Matthai 28:19 nunca poderia ser o que conhecemos hoje nas Bíblias atuais. Com base nos fatos históricos, há fortes evidências que já a partir do segundo século o texto original sofreu modificações, para se enquadrar à recém criada doutrina da trindade.
O dogma da trindade inegavelmente foi criado pela Igreja de Roma e se fundamenta em suposições filosóficas derivadas de idéias pagãs. Os primeiros estudos sobre esse assunto surgiram a partir do segundo século d.C.. O povo de Deus, no século III, enfrentou uma crise de fé no interior de suas fileiras em virtude dos debates a respeito da trindade. A história revela que “muitos cristãos opunham-se à idéia de um Deus uno e trino formado pelo Pai, o Filho e o Espírito Santo, o que lhes parecia muito próximo do politeísmo dos seus vizinhos pagãos.” Depois de Jesus o triunfo do cristianismo, p. 153.
A oficialização do dogma da trindade ocorreu no quarto século, nos Concílios de Nicéia (325 d.C.) e Constantinopla (381 d.C.).
Para o fiel pesquisador das Escrituras Sagradas a conclusão é clara. A fórmula batismal correta é aquela praticada pelos apóstolos e realizada “EM NOME DE YESHU”.

O Batismo somente no nome de Yeshu

Você Já observou que os apóstolos, só batizavam em nome de Yeshu [Jesus], Porque será? Será que eles não entenderam ou não ouviram a ordem do Mestre? Confirme pelos textos da Bíblia, a discordância entre a ordem de Yeshu e o batismo realizado pelos seus apóstolos, abaixo:
VERSÍCULOS ABAIXO:
(Atos 2: 38; Atos 8: 12 e 16; Atos 10: 47,48; Atos 19: 5; Atos 22: 16; Efésios 4: 5; Romanos 6: 3,4; Gálatas 3:27; Col.2:11; Col.3:17).
Atos 2:38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshu khristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
Atos 8:12 Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Yeshu, batizavam-se homens e mulheres.
Atos 10:48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Yeshu Khristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 19: 5. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Yeshu.      
Gálatas 3:27 Porque todos quantos fostes batizados em Khristo vos revestiram de Khristo.
Romanos 6:3 Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Khristo Yeshu fomos batizados na sua morte? 
E as enciclopédias o que dizem, veja abaixo:
ENCICLOPEDIA BRITÂNICA, 11a Edição, Vol. 3  Pg 365-366, "A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela Igreja Católica no 2º Século. "  Volume 3 pág. 82  "Sempre nas fontes antigas menciona que o batismo era em Nome de Jesus Cristo."
ENCICLOPEDIA DA RELIGIÃO - CANNEY, pg 53 -- "A religião primitiva sempre batizava em Nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento de doutrina da trindade no 2° Século."
ENCICLOPÉDIA CATÓLICA DE 1913, Vol. 2, pg 365, “Aqui o Católico reconhece que o batismo foi mudado pela Igreja Católica”.
ENCICLOPÉDIA DA RELIGIÃO - HASTINGS, Vol. 2 pg 377-378-389. "O batismo cristão era administrado usando o nome de Jesus. O uso da fórmula trinitariana de nenhuma forma foi sugerida pela história da igreja primitiva; o batismo foi sempre em NOME do Senhor Jesus até o tempo do mártir Justino quando a fórmula da trindade foi usada”. Na página Hastings comentando Atos 3:28, diz: "NOME é o antigo sinónimo de pessoa. Pagamento foi sempre feito em nome de alguma pessoa, referindo-se a propriedade. Portanto alguém batizado em nome de Jesus torna-se sua propriedade pessoal”.
Nova Enciclopédia Internacional, Vol. 22 pg 477,    "O termo ‘trindade’ se originou com Tertuliano, padre da Igreja Católica Romana”.
ENCICLOPÉDIA DE RELIGIÃO E ÉTICA, James Hastings, pg.384. "Não existe evidência [na história da igreja primitiva] do uso dos três nomes."Rev. Steve Winter ATOS 4:12 "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
Enciclopédia Barsa, 1998, vol. 15, pág. 214. – A palavra trindade não aparece no novo testamento, nem Jesus e seus seguidores pensaram em contradizer o velho testamento que diz: Ouve, Israel, o senhor nosso Deus é o único Senhor (Dt 6: 4).
Quando Começou a Mudança?
No ano 313 AD, a igreja Católica começou a batizar em nome da Trindade, e aproximadamente no ano 500 AD, o batismo em nome da Trindade se tornou universal. Mas foi somente em 538, pelo decreto de Justiniano, que se tornou obrigatório as pessoas de todo o mundo a crerem na santíssima trindade católica, com pena de serem aprisionadas e até levadas a morte. A igreja Católica confirma esta mudança sobre o batismo, no catecismo em inglês:

Em Cristo - A Bíblia nos diz que os Cristãos eram batizados em Cristo. (n°6) Eles pertencem a Cristo. Em Atos dos Apóstolos (2:36; 8:16; 10:48; 19:5) nos diz: "batizando em nome de Jesus". [pessoa] - uma melhor tradução seria: para o nome de Jesus.”[pessoa]  Somente no 4° Século a fórmula "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" tornou-se uma prática.
Em adição, nós vimos como a igreja primitiva batizava: Primeiro o anúncio do Evangelho conseqüentemente Fé e o ato com o qual era selado em forma perfeita com o batismo “em nome [pessoa] de Jesus Cristo”.  Surge o que nós chamamos de Cristãos, que significa gente relacionada de especial forma com Cristo. Mais tarde, "no nome de Jesus" foi elaborado e tornou-se "no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.
O que diz a Bíblia de Jerusalém 
A Bíblia de Jerusalém, uma das principais Bíblias impressa pela igreja Católica, no seu comentário de rodapé, sobre Mateus 28:19 diz o seguinte:“É possível que, em sua forma precisa, essa fórmula reflita a influência do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro dos Atos fala em batizar “no nome de Jesus” (Conforme Atos 1:5; 2:38). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da Trindade”.
O Que dizem os Judeus Messiânicos?
Segundo o Morê (Professor) de Judaísmo do Período do Segundo Templo, da Universidade Hebraica de Jerusalém, David Flüsser em seu livro Judaísmo e Origens do Cristianismo, Vol. 1, pág. 156, a expressão  "em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" não foram mencionadas em todas as citações de Matthai 28:19 nos escritos de Eusébio ANTERIORES AO CONCÍLIO CRISTÃO DE NICÉIA (325 d.E.C.) sob a supervisão do imperador Constantino. O texto de Matthai (Mateus) 28:19 antes do referido Concílio era o seguinte: "Ide e tornai todos os gentios discípulos em Meu Nome, ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei".
Ademais, Eusébio foi pressionado pelo bispo cristão Atanásio (que teve participação no Concílio de Nicéia) a fazer a "inserção" Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e, caso não a fizesse, seria exilado para a Espanha conforme as palavras que ouví do Rabino Joseph Shulam quando indaguei ao mesmo sobre Matthai (Mateus) 28:19.
Portanto, Yeshu, sob este argumento supracitado, não fez menção a em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, tratando-se, pois de um acréscimo.
Infelizmente, este fato não é do conhecimento de todos.
Cordialmente no amor do Messias Yeshu (Jesus),
Para beneficiar o dogma da trindade, a Igreja Católica adulterou o texto de (Mateus 28: 19), pois os apóstolos somente batizavam em nome de  Yeshu [Jesus].

Papa diz Mateus 28:19 é invenção de roma

Papa Bento XVI afirma:Mateus 28:19 é invenção de Roma
Livro : Introdução ao Cristianismo
"The basic form of our (Matthew 28:19 Trinitarian) profession of faith took shapeduring the course of the second and third centuries in connection with the ceremony of baptism. So far as its place of origin is concerned, the text (Matthew 28:19) came from the city of Rome." The Trinity baptism and text ofMatthew 28:19 therefore did not originate from the original Church that startedin Jerusalem around AD 33. It was rather as the evidence proves a laterinvention of Roman Catholicism completely fabricated. Very few know aboutthese historical facts." --- Introduction to Christianity By Joseph Ratzinger. page82-83. THE 1968 EDITION,
Tradução:"A forma básica da nossa profissão de fé trinitariana (Mateus 28:19) tomou forma durante o curso dos séculos segundo e terceiro em conexão com acerimônia de batismo. Medida em que o seu lugar de origem está em causa, o texto (Mateus 28:19) veio da cidade de Roma."O batismo da Trindade e texto de Mateus 28:19, portanto, não se originou a partir da Igreja original, que começou em Jerusalém por volta do ano 33. era um pouco como a evidência demonstra uma invenção posterior do catolicismo romano completamente inventada. Muito poucos sabem sobre estes fatos históricos."  Introdução ao Cristianismo por JosephRatzinger. página 82-83. Edição de 1968.
Catecismo do Vaticano
O Catecismo do Vaticano confessa que o texto foi mudado:(traduzido da pg. 164)Em Cristo - Na Bíblia nos diz que os Cristãos foram batizados em Cristo. (n°6) Eles pertencem a Cristo. Em Atos dos Apóstolos (2:36--8:16--10:48--19:5) nos diz: "batizando em nome de Jesus". [pessoa] - uma melhor tradução diria:"para o nome de Jesus." [pessoa]Unicamente no 4° Século a fórmula "Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" tornou-se uma prática.(traduzido da pg. 166) Em adição, nós vimos como a igreja primitiva batizava: Primeiro o anúncio do Evangelho consequentemente Fé e o ato com o qual era selado em forma perfeita com o batismo" em nome [pessoa] de Jesus Cristo. Aparece o que nós chamamos de Cristãos, que significa gente relacionada de especial forma com Cristo. Mais tarde, "no nome de Jesus" foi elaborado e tornou-se "no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
www.adventistas-historicos.

Sobre Mateus 28:19 - Cardeal Joseph Ratzinger

SOBRE MATEUS 28:19. Declaração do Cardeal Joseph
“ Ne quid Falsi dicere audeat, ne quid veri non audeat”
Tradução:
” Não ouse enunciar falsidade, nao ouse silenciar o que há de verdade”
Adágio Ciceroniano proposto por Leão XIII.1. Cardeal Católico Joseph Ratzinger: A edição de 1968, Introdução ao Cristianismo: Por Joseph Ratzinger. página 82-83.Resumo:
Ele faz essa afirmação sobre a origem do texto Trinitário principal de Mateus 28:19. “A forma básica da nossa profissão da fé (Mateus 28:19 trinitária) tomou forma ao longo dos séculos segundo e terceiro em conexão com a cerimônia de batismo. Até agora, como do seu lugar de origem está em prática, o texto (Mateus 28 : 19) veio da cidade de Roma“.
Texto integra:
Forma Eclesial da Fé
1. Preliminares à história e à estrutura do Símbolo Apostólico da Fé.
Tudo o que se disse até aqui girou em volta da pergunta formal: Que é a fé e onde pode localizar-se no mundo do pensamento moderno, onde pode exercer sua função? Assim forçosamente ficaram em aberto outros problemas mais vastos relacionados com a fé – e o conjunto quiçá se nos tenha apresentado ainda excessivamente pálido e indeciso. As respostas só podem ser encontradas com um olhar direto para a fé cristã em sua feição concreta que a seguir vamos analisar, tomando por guia o assim chamado símbolo apostólico.
Talvez seja útil fornecer alguns dados sobre a origem e estrutura do símbolo, que contribuirão para esclarecer o “por quê”  do nosso proceder. A forma básica do nosso símbolo apostólico cristalizou-se no correr do segundo e terceiro século, em nexo com o rito batismal. Trata-se originariamente de uma fórmula nascida na cidade de Roma.( Negrito Nosso) Contudo, seu lugar interno de origem é a liturgia, ou mais exatamente, o batismo. O rito batismal fundamentalmente orientava-se pelas palavras de Cristo: “Ide, fazei discípulos a todos os povos e batizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19). De acordo com esta ordem, o batizando ouvia três perguntas: “Crês em Deus, Pai todo-poderoso…? Crês em Iesu Khristo, Filho de Deus…? Crês no Espírito Santo…?”. A cada uma das perguntas o batizando respondia: “Creio”, sendo, de cada vez, mergulhado na água. Portanto, a fórmula mais antiga do símbolo realiza-se em tríplice diálogo e está enquadrada no rito batismal.
Provavelmente ainda no correr do século II, mas sobretudo no século III, a fórmula tríplice, tão simples, e reproduzindo apenas o texto de Mt 28, sofreu um desdobramento em sua parte média, ou seja, na pergunta sobre Khristo. Por tratar-se do que é tipicamente cristão, aproveitou-se a ocasião para fornecer um resumo a respeito da importância de Khristo para o cristão, dentro dos limites daquela pergunta. Igualmente a terceira pergunta, a profissão da fé no Espírito Santo, foi explicitada e desenvolvida como declaração da fé a respeito do presente e do futuro do cristão. No século IV estamos diante de um texto contínuo, libertado do esquema de perguntas e respostas. A circunstância de continuar formulado em grego torna plausível sua origem no século III, pois no século IV a liturgia romana havia passado definitivamente para o latim. Não demora muito e surge uma versão latina.
O batismo da Trindade e o texto de Mateus 28:19, portanto, não se originou da Igreja original que começou em Jerusalém, por volta de 31 dC. Foi sim como elementos constitutivos de uma invenção posterior da Igreja Católica Apostólica Romana, foi completamente fabricado. Poucas pessoas sabem sobre esses fatos históricos.
A respeito da tríplice imersão em nome de cada pessoa da tese trinitariana encontramos:
O Batismo por Imersão, como atestam a Didaqué (7,1,3) e o Pastor. Normalmente tem lugar em água provinda da fonte. Comporta uma tríplece imersão, ligada à invocação das tres pessoas” ( Fonte: Nova história da Igreja Vol I- Pag 91 – Ed. Vozes)
Nota: Da liturgia da Trindade a prática introduzida o Batismo por tres imersões nos mostram a origem desde batismo em data mais tarde. Outros cristãos denominados de PAtrísticos irão acusar Tertuliano de ser o pai do Batismo Pagão ou idolatra, ou seja, o batismo nos titulos da trindade acompanhado do cruciforme na testa dos candidatos similarmente a inicialização de ritos pagãos a divindade Tammuz.
No Compêndio da História da Igreja de autoria de Frei Dagoberto Romag, I Volume , intitulado a Antigüidade Cristã , Editora Vozes pág. 90-93 e 143-145, diz que a ordem do batismo escrita em Mateus 28: 19 (O Batismo em nome do Pai Filho e Espírito Santo) , saiu da Pena de Tertuliano no ano 197.
Tertuliano era natural de Cartago, filiado a doutrina da trindade de Montano. Escreveu o primeiro catecismo sobre o batismo da trindade, e acompanhado com este batismo ,o sinal da cruz, e chamava-se “A fé de Irineu e Tertuliano”.
Após sua morte no ano de 220, este dogma foi introduzido no ano 255 no primeiro sinódio dirigido por Cipriano. Tertuliano foi chamado de autor do batismo da idolatria (Dicionário Prático Ilustrado, edição, 1957., Lello & Irmãos-Editores pg. 1908).
“O Evangelica Demonstratio” por Eusébio: Eusébio de Cesaréia. 265? AD. “337 AD.
Eusébio foi o historiador da Igreja e Bispo de Cesáreia. Na página 152 Eusébio cita o livro de Mateus que ele tinha em sua biblioteca de Cesaréia. Segundo essa testemunha ocular de um livro de Mateus inalterado que poderia ter sido o livro original ou a primeira cópia do original de Mateus. Eusébio nos informa de palavras reais de Jesus aos seus discípulos no texto original de Mateus 28:19: “Com uma palavra e voz Ele disse aos seus discípulos:” Ide, fazei discípulos de todas as nações em Meu Nome, ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho ordenado. O nome é Yeshu.
Eusébio foi o Bispo de Cesareia e é conhecido como o pai da História da igreja. Eusébio cita muitos versículos em seus escritos, e Mateus 28:19 é um deles. Ele ao citá-lo nunca é como hoje em nossas Bíblias modernas, mas ele sempre termina o versículo com as palavras em MEU NOME. Por exemplo, no Livro III de sua História, capítulo 5, Seção 2, que trata da perseguição judaica dos primeiros cristãos, lemos:
Mas o resto dos apóstolos, que tinham sido incessantemente perseguidos, com vista à sua destruição, e haviam sido expulsos das terras da Judéia, foi para todas as nações para pregar o Evangelho, confiando no poder de Cristo, que disse para eles, vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome.
E, novamente, em sua Oração em louvor do Imperador Constantino, Capítulo 16, Seção 8, lemos:
O rei ou príncipe, em qualquer época do mundo, o legislador, filósofo ou profeta, em terras civilizadas ou bárbaras, alcançou uma altura tão grande de excelência, eu digo, não depois da morte, mas enquanto ainda vive, e cheio de grande poder, como preencher as orelhas e línguas de toda a humanidade com os elogios do seu nome? Certamente ninguém salvar o nosso Salvador só tem feito isso, quando, após sua vitória sobre a morte, ele disse estas palavras aos seus seguidores, e cumprida por esse evento, dizendo-lhes: vós, fazei discípulos de todas as nações em meu nome .
Não há uma única ocorrência dos discípulos batizar alguém usando a fórmula trinitária. Toda a escritura no Novo Testamento mostra que as pessoas foram batizadas em nome de Yeshu, mesmo depois de Pentecostes.
E quando as pessoas na liderança da igreja receberam o Espírito Santo, foi sem a fórmula trinitária, como em Atos 8:17.
Então Kepha e Yochanan impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo
Eram somente Batizados em nome de Yeshu Atos 8:16.
Nesta citação de I Coríntios 1: 13,15 o Apostolo deixa muito evidente que o Batismo era realizado em nome de Yeshu khristo.
Fostes vós batizados em nome de Paulo?… Para que ninguém diga que fostes batizados em meu nome.
Yeshu nos evangelhos de Lucas, Marcos fala de que as pessoas receberão perdão pelo SEU NOME e em SEU nome farão as obras. Lucas 24:47, Marcos 16:17
Evangelho de Yochanan diz que crendo no NOME de Yeshu temos vida.
João 20:31.
FONTES Históricas históricas mencionam o Bastismo Apostólico em nome de Yeshu Khristo como sendo mais antigo e da primeira e original igreja cristã.
ROMANOS 6:3
3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Yeshu Khristo fomos batizados na sua morte?
O apostolo Shaul está dizendo que todos quantos fomos batizados em Yeshu Khristo, incluindo ele, que foi batizado
por Hananiah na cidade de Damasco.
Deixar de crer na biblia, nos apóstolos, para crer em textos duvidoso é falta de sabedoria.

PROTESTANTE DEFENDENDO O

DOGMA DO CATOLICISMO

Batismo - Em Nome de Jesus ou da Trindade?
 
Com certeza, os batismos deverão ser efetivados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, conforme a palavra do Senhor Jesus (Mt 28.19).
O fato de a igreja primitiva haver realizado batismos apenas em nome de Jesus não é motivo para fazermos hoje da mesma forma. Em primeiro lugar está a palavra de Deus. Esta deve prevalecer sempre. A forma sacramental do batismo é a que foi ordenada pelo Senhor Jesus, como é feito há dois mil anos.
Os registros de batismos em “nome de Jesus” estão em Atos 8.16; 10.48; 19.5; 1 Co 6.11. Apesar disso, não se pode concluir que TODOS os batismos – milhares – na igreja primitiva seguiram a mesma forma. Esses batismos divergiram do recomendado pelo Senhor Jesus apenas na forma, não na essência. Daí porque não houve necessidade de novo batismo. Não podemos dizer que a igreja primitiva cometeu o pecado da desobediência. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma unidade composta. O Deus triúno subsiste nessas três pessoas. O batismo em nome do Senhor Jesus significou o batismo em nome da Trindade. O batismo "em nome do Senhor" não objetivou definir a fórmula ritual do batismo (cf. Mt 28.19), mas o significado do próprio rito: profissão de fé em Cristo, tomada de posse, por Cristo, daqueles que doravante lhe são consagrados. "Em nome do Senhor" pode significar que a ordenança fora do Senhor Jesus e se dá como resultado da fé nEle.
Se devêssemos seguir totalmente os exemplos da igreja primitiva, deveríamos hoje viver numa grande comunidade cristã, em que os bens deveriam ser vendidos e o valor correspondente deveria ser entregue aos ministros para ser revertido em benefício de todos (At 4.32, 34, 35). O nosso padrão de conduta, a nossa regra de fé e prática é a Palavra. No caso sob comentário, é a palavra do Senhor Jesus que deve ser levada em conta.
Alguns que teimam em batizar em apenas em nome de Jesus não o fazem por ignorância ou por desejar ser fiel à prática primitiva. Por negarem a doutrina da Trindade, procuram desvios. O batismo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo é uma declaração mais do que explícita da divindade do Filho e do Espírito. Mas como explicam as seguintes declarações do Senhor Jesus: “EU E O PAI SOMOS UM” (Jo 10.30) e “QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI” (Jo 14.9)? E a declaração de Tomé: “SENHOR MEU, E DEUS MEU” (Jo 20.28), declaração esta que Jesus não contestou?
A Fórmula do Batismo
“Alguns argumentam que o batismo tem que ser feito só em nome de Jesus, mas afirmar isso acerca da fórmula batismal é uma prova de falta de conhecimento Bíblico e teológico. Quem pensa assim criou uma fórmula que não existe modelo nas Escrituras. A menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2:28; 8:16; 10:48 e 19:5) encontra-se em passagens que não tratam da fórmula batismal, e, sim, de atos ou eventos feito em nome de Jesus, pois tudo o que é feito em nossas vidas é em nome de Jesus. Veja o que diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3:17: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai". O cristão quando se reúne, se reúne em nome de Jesus; Quando louva a Deus com cânticos, louva em nome de Jesus; Quando apresentamos uma criança, apresentamos em nome de Jesus;... e quando realizamos um batismo, realizamos em nome de Jesus, mas de acordo com a fórmula dada por Cristo: "Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo" (Mt.28:19). Os textos do livro de Atos só nos mostram essa realidade e não uma fórmula batismal, veja: Atos 2:38 - "Em nome de Jesus Cristo"; Atos 8:16 - "em nome do Senhor Jesus". Se essas passagens revelassem a fórmula batismal, seriam iguais, pois qualquer fórmula é padronizada. O que a Palavra está dizendo e que as pessoas eram batizadas na autoridade do nome do Senhor Jesus, mesmo porque não é possível que Pedro, pouco tempo depois da ordem de Jesus, em Mateus 28:19, agisse de modo tão diferente, alterando a fórmula batismal”.
 
COMENTÁRIO
O que vemos hoje é os pastores defendem uma mentira que custou a vida de milhares de cristãos que recusaram a aceitar o Dogma da Santissima Trindade criada pela Igreja Católica Romana, podemos afirmar que, Yeshu que era um Judeu Ortodoxo ou melhor ainda um judeu Hassidico, muitos pensam que não, mas era um judeu zeloso da doutrina do judaísmo, qual era a religião de Yeshu, o judaísmo, assim como era a religião dos apóstolos, o cristianismo primitivo era uma seita judaica, a
SEITA DOS NAZARENOS, assim foram chamados os cristãos primitivos.
Os judeus até hoje defendem o monoteismo hebreu, não concordam com com a doutrina da Trindade criada pelo Catolicismo Romano, como que Yeshu iria dar uma ordem para batizar em nome de uma Trindade ou Triade, que divide Deus em 3 pessoas distintas, os judeus sempre foram ferrenhos defensores do monoteismo, o Catolicismo que efetou o desmanche da doutrina de Yeshu, implantou varias doutrinas pagãs que contraria as doutrinas que os judeus pregavam, o anti-semitismo Católico foi o que causou a separação dos judeus, a igreja se dividiu, surgiu a IGREJA APOSTATA, a Igreja deixou de ser a Igreja de Khristo, para ser a Igreja do Anticristo.
Dessa Igreja Apostata, surgiu o Protestantismo, mas com as mesmas doutrinas do Catolicismo.
GUARDA DO DOMINGO [DIA DO SOL]
DOGMA DA SANTISSIMA TRINDADE
NASCIMENTO VIRGINAL DE JESUS
DEUS ENCARNADO
Eu pergunto os apóstolos de Yeshu guardaram o Domingo, os apóstolos eram Trinitarios, os apóstolos adoravam a Virgem Maria, os apóstolos acreditavam que Yeshu era o Deus Encarnado, sim ou não, se eu afirmar que sim serei o maior mentiroso desse mundo.
O que temos que fazer, é não fazer aquilo que contradiz a palavra de Deus.
O Catolicismo Romano é o responsavel por paganizar o cristianismo, de adulterar a palavra de Deus, as suas doutrinas é chamado por Deus de o vinho da prostituição.
APOCALIPSE 17:1-6
1 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
2 Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação.
3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.
4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação;
5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.
6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Yeshu. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.
APOCALIPSE 18:1-5
1 E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória.
2 E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e coito de todo espírito imundo, e coito de toda ave imunda e odiável.
3 Porque todas as nações beberam do vinho da ira da sua fornicação, e os reis da terra fornicaram com ela; e os mercadores da terra se enriqueceram com a abundância de suas delícias.
4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
5 Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela.

Se nós não conhecermos quem é a grande PROSTITUTA do livro de Apocalipse, fatalmente beberemos do vinho a ira de sua prostituição, da suas doutrinas.
Essa grande Prostituta é sem duvida o sistema religioso que segue as falsas doutrinas  do CATOLICISMO.
O Catolicismo é o grande responsavel pela perversão das doutrinas da Biblia, e o responsavel pela morte de milhares de cristãos que se recusaram de beber o vinho de sua fornicação.
Cabe a cada um decidir, seguir o Judaísmo a religião de Yeshu o Messias ou seguir as doutrinas falsas do Catolicismo Romano, que matou milhares de pessoas, e que continua a matar, porque a mentira mata, e a verdade liberta.
A graça de nosso Senhor Yeshu Khristo seja com todos vós. Amém.