O DOGMA DA TRINDADE É BIBLICO
O DOGMA DA TRINDADE É BIBLICO

 

O DOGMA DA TRINDADE É BIBLICO

 

Pai, Filho e Espírito Santo

 

O Dogma da Trindade é um ensino que foi adotado e adaptado para o Cristianismo em decadência, quando a Igreja apostatou, deixando os ensinos dos apóstolos e assimilando as doutrinas do paganismo.

 

O dogma da Trindade não é uma doutrina biblica,mas anti-biblica, é apenas uma conjectura, ou seja uma falsa interpretação, ela não procede dos judeus, mas dos pagãos, esse dogma é de origem pagã, foi introduzido na Igreja pelos Pais da Igreja, que eram mais filosofos do que cristãos.

 

O Dogma da Trindade está apoiado em outro dogma que é o da Virgem Maria. Sem a Virgem Maria não é possível contruir o Dogma da Trindade, e o Deus Encarnado.

 

Esse dogma prega que DEUS ENCARNOU, ou seja Deus se materializou, se fez carne. Mas isso é um ensino totalmente Mitologico, plagiado do Hinduismo.

 

As profecias da TANAKH [ Velho Testamento] não diz nada a respeito de que Yahveh o Deus dos Hebreus, iria nascer de uma mãe Virgem, ou seja iria encarnar. Mas muito pelo contrario afirma que Yahveh suscitaria um profeta semelhante a Moshe, e esse profeta falaria aquilo que Yahveh ordenasse.

 

DEUTERONOMIO 18

 

16 Conforme a tudo o que pediste a Yahveh teu Deus em Horebe, no dia da assembléia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Yahveh teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra.

 

17 Então o Yahveh me disse: Falaram bem naquilo que disseram.

 

18 Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

 

19 E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele.

 

Essa é a maior profecia da Biblia, Yahveh prometeu aos Hebreus que suscitaria um profeta semelhante a Moshe, do meio do seu povo.

 

Agora eu pergunto pode Yahveh Deus encarnar se ele é fogo consumidor. Deus só pode falar aos homens por meio de profetas. Yeshu é esse profeta prometido por Yahveh [Deus Pai], prova é que Yeshu era chamado de profeta pelos judeus, e ele mesmo assim falava de si mesmo.

 

MARKOS 6:1-6

 

1 E, partindo dali, chegou à sua pátria, e os seus discípulos o seguiram.

 

2 E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam, dizendo: De onde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe foi dada? e como se fazem tais maravilhas por suas mãos?

 

3 Não é este o carpinteiro, filho de Mariam, e irmão de Yakov, e de Yoseph, e de Yehudah e de Shimon? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

 

4 E Yeshu lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa.

 

5 E não podia fazer ali nenhuma obra maravilhosa; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.

 

6 E estava admirado da incredulidade deles. E percorreu as aldeias vizinhas, ensinando.

 

 

 

MARKOS 6:14,15

 

 

 

14 E ouviu isto o rei Herodes (porque o nome de Yeshu se tornara notório), e disse: Yochanan, o que batizava, ressuscitou dentre os mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.

 

15 Outros diziam: É Eliah. E diziam outros: É um profeta, ou como um dos profetas.

 

Podemos ver que o ensino dos religiosos que afirmam que DEUS ENCARNOU não é bíblico, mas anti-bíblico, ou seja Yeshu jamais afirmou ser um DEUS ENCARNADO.

 

Esse ensino procede do HINDUISMO religião oriental que prega VISHENU [DEUS HINDU] ENCARNOU.

 

Avatar

 

Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo. Deriva do sânscrito Avatāra, que significa "descida", normalmente denotando uma (religião) encarnações de Vishnu (tais como Krishna), que muitos hinduístas reverenciam como divindade.

Muitos não-hindus, por extensão, usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões.

Definição

Avatar vem do sânscritoAval, que significa "Aquele que descende de Deus", ou simplesmente "Encarnação".Qualquer espírito que ocupe um corpo de carne, representando assim uma manifestação divina na Terra.

A melhor definição vem de um antigo escrito indiano, Vedas:

"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado divino pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidadeda Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado divino. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara." - Chantajar-caritativa 2.20.263 - 264.

Um avatar é uma forma encarnada de um Ser Supremo, e tais incontáveis formas divinas residem em um plano espiritual.

Quando essa forma despersonalizada de Deus transcende daquela dimensão elevada para o plano material do mundo, Ele - ou Ela - é conhecido então como a encarnação ou Avatara.

Em uma concepção mais abrangente, a encarnação poderia ser descrita como o corpo de carne. Mas essa concepção seria talvez errada, conquanto tais formas divinas não se tornam reais seres de carne e osso, ou assumem corpos materiais. Uma alma comum assume corpos matérias de carne e osso, mas no caso dessa manifestação divina, Seu corpo e Sua alma transcendem a matéria e embora apareçam como impersonalizações, aquele corpo também pertence a Sua essência espiritual.

Essa palavra Avatar se tornou popular entre os meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas à imagem e semelhança do usuário, permitindo sua "personalização" no interior das máquinas e telas de computador. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual, desde os anos 80, quando o nome foi usado pela primeira vez em um jogo de computador.

A primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu.

 

A BIBLIA NÃO DIZ QUE YESHU É DEUS ENCARNADO

A BIBLIA ENSINA QUE YESHU É O MESSIAS [UNGIDO],

esse é o ensino verdadeiro.

YOCHANAN 20:31

31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Yeshu é o Khristo [Messias], o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

Yeshu é o Khristo, o ungido de Yahveh, o filho de Deus.

Afirmar ao contrario, ou acrescentar outra coisa e ir contra a palavra de Deus.

Yahveh disse que enviaria um profeta, Yahveh não disse que esse profeta seria ele mesmo. A doutrina pagã da Trindade divide DEUS EM 3 PARTES, além de afirmar que Deus desceu do céu, e encarnou na forma de um homem.

Yeshu afirmou vou para o PAI PORQUE O PAI É MAIOR DO EU, eu pergunto se Yeshu era o proprio DEUS porque ele iria para o Pai, se o Pai era ele mesmo. Yeshu ao dizer que o Pai é maior do que eu, está admitindo que ele é menor que o Pai, e ai a Trindade cai por terra, porque o Dogma da Trindade diz que Deus é formado por 3 pessoas iguais, e co-eternas, sabemos que Yeshu não teve o mesmo principio [começo] que o PAI, pelo fato de ele ser um homem, gerado por um homem.

Yeshu foi gerado por Deus, ao ser batizado, até ai o filho de Deus, ainda não existia, Yeshu foi ungido por Yahveh como Rei Messias, e se tornou filho de Deus, filho de Deus por adoção, dai vem o ADOCIONISMO, doutrina da Igreja Primitiva, que ensinava que Yeshu se tornou filho de Deus, quando foi adotado por Deus.

A Trindade é uma doutrina mentirosa, porque coloca Yeshu na mesma posição do Pai [Yahveh], sabemos que todo Pai é anterior ao filho.

Os Trinitários afirmam que Yeshu preexistiu antes de nascer como Deus, que Yeshu sempre existiu como Deus, mas Yeshu não era o proprio Deus porque ele era homem. A Igreja Primitiva acreditava que Yeshu era um profeta, um homem, um ser humano, a briga ficou feia porque o paganismo começou a ensinar que Yeshu era um ser divino, um DEUS ENCARNADO, nascido de uma mãe virgem e não um homem, um profeta conforme o ensino dos judeus, e a estória tudo mundo já sabe a mentira dos pagãos prevaleceu. A maioria dos pagãos adoravam uma Trindade, prevaleceu a vontade da maioria, em detrimento da minoria que acreditava que Yeshu era filho de Deus.

Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade?

Frase é de Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, pregador de odio aos judeus.

 

A mentira não deixa de ser mentira, mas pessoas ignorantes começam a aceita-la como verdade, pelo simples fato de desconhecer o que é a verdade, tomando a mentira para seu lugar.

 

 

NÃO! A QUALQUER MENTIRA, SEJA ELA PEQUENA OU GRANDE, É CONSIDERADA UMA MENTIRA, NÃO EXISTE DIFERENÇA NENHUMA!!!

LEVÍTICO 19 : 11 NÃO FURTAREIS, NEM MENTIREIS, NEM USAREIS DE FALSIDADE CADA UM COM O SEU PRÓXIMO;

SALMOS 5 : 6 DESTRUIRÁS AQUELES QUE PROFEREM A MENTIRA; O SENHOR ABORRECERÁ O HOMEM SANGÜINÁRIO E FRAUDULENTO;

PROVÉRBIOS 12 : 22 OS LÁBIOS MENTIROSOS SÃO ABOMINÁVEIS AO SENHOR, MAS OS QUE OBRAM FIELMENTE SÃO O SEU DELEITE;
DEUS É SANTO E FIEL, E A MENTIRA É TOTALMENTE AO CONTRÁRIO DA VERDADE

 

Benito Mussulini, ditador facista da Italia, também dizia que a Mentira repetida 20 vezes vira verdade.

 

A estória não é bem assim como nos contaram, a estória e exatamente o contrario do que nos contaram.

 

 

TRINDADE - DEFINIÇÃO

 

 

 

A doutrina cristã da Trindade (de trinitas latino "tríade" de trinus "tripla") define Deus como três pessoas consubstanciais, expressões ou hipóstases: , o Pai, o Filho (Yeshu Khristo) , e do Espírito Santo; "Um só Deus em três pessoas." As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza." Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto uma "pessoa" é quem se é.

 

De acordo com isto, este é o dogma Central da fé cristã, e o seu maior mistério , só há um Deus em três pessoas: enquanto distintas uma da outra em suas relações de origem , e nas suas relações uns com os outros, são demonstrados para ser um em tudo, co-igual, co-eterno e consubstancial, e" cada um é Deus, todo inteiro " . Assim, toda a obra da criação e da graça é visto como uma única operação comum a todas as três pessoas divinas, em que cada um manifesta o que lhe é próprio na Trindade, de modo que todas as coisas são "do Pai" ", por meio do Filho" e "no Espírito Santo".

 

 

 

Termos como: "monoteísmo" e "encarnação" não são encontradas na Bíblia, mas Eles denotam conceitos teológicos são concernentes à fé cristã que acreditaram ser contido na Bíblia. Até mesmo o termo "Bíblia" não é encontrada na Bíblia, assim como "Trindade" .

 

 

 

Enquanto os Padres da Igreja viram até mesmo elementos do Antigo Testamento: como o aparecimento de três homens a Abraam no livro de Gênesis, capítulo 18, prefigura como da Trindade, foi o Novo Testamento que eles viam como uma base para o desenvolvimento do conceito de Trindade. O mais influente dos textos do Novo Testamento, visto como implicando a doutrina da Trindade foi Mateus 28:19, que mandata batizar "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Reflexão, proclamação e de diálogo levou à formulação da doutrina que foi sentida a corresponder a correspondência com os dados na Bíblia. O esquema mais simples da doutrina foi formulada no século 4, em grande parte, em termos de rejeição do que não era para ser considerado consonante com a geral crença cristã. Além disso elaboração continuou nos séculos seguintes.

 

 

 

A Escritura expressamente não pode conter a doutrina formulada da Trindade. Em vez disso, de acordo com a teologia cristã, que "testemunha" a atividade de um Deus que só pode ser entendido em termos trinitários. A doutrina não tomar forma definitiva até o final de STI, no século IV. Durante o período de intervenção, várias tentativas de solução, foram propostas algumas mais e outras menos satisfatória. Trinitarianismo contrasta o Não trinitarianismo com posições que incluem Binitarianismo (uma deidade em duas pessoas, ou duas divindades), unitarismo (uma divindade em uma pessoa, análogo ao interpretação da Shema judaica e crença muçulmana em Tawhid), O pentecostalismo unicista ou modalismo (uma deidade manifestado em três Aspectos separados).

 

 

 

Etimologia

 

 

 

A palavra "trindade" é derivado do trinitas latino, que significa "o número três, a tríade". Este substantivo abstrato do adjetivo é formada trinus (três cada, três vezes, triplo), como a palavra é o unitas substantivo abstrato formado a partir de unus (um).

 

 

 

A palavra correspondente em grego é Τριάς, que significa "um conjunto de três" ou "o número três."

 

 

 

O primeiro registro do uso de esta palavra grega na teologia cristã, ( embora não sobre a Divina Trindade) Era por Teófilo de Antioquia em Acerca 170. escreveu:

 

Da mesma maneira também que foram os três dias antes dos luminares, são tipos da Trindade [Τριάδος] de Deus e Sua Palavra, e Sua sabedoria. E o quarto é o tipo de homem, que precisa de luz, por isso há que possa ser Deus, a Palavra, a sabedoria, o homem.

 

 

 

Tertuliano, um teólogo Latino que escreveu no início do século 3, está sendo creditado como o primeiro a usar a expressão latina "Trindade" "pessoa" e "substância" para explicar que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são "um em essência, não um em Pessoa".

 

História

 

 

 

Os Padres Ante-Nicéia haviam Afirmado divindade de Cristo e falou de "Pai, Filho e Espírito Santo", apesar de sua linguagem não é a da doutrina tradicional, formalizada no século IV. Trinitários em vista Original como elementos da doutrina codificada. Inácio de Antioquia cedo Fornece suporte para a Trindade em torno de 110, exortando obediência ao "Cristo, e com o Pai e com o Espírito". Justino o Martir (AD 100-c. 165) também escreve, "em nome de Deus, o Pai e Senhor do universo, e de nosso Salvador Jesus Cristo [Yeshu], e do Espírito Santo". O primeiro dos primeiros Padres da Igreja para ser gravados utilizando a palavra "Trindade" Teófilo de Antioquia estava escrevendo no final do século 2. Eu defino a Trindade como Deus, Sua Palavra (Logos) e Sua Sabedoria (Sophia) no contexto de uma discussão sobre os três primeiros dias da criação. A primeira defesa da doutrina da Trindade foi no início do século 3 pelo pai da igreja cedo Tertuliano. Que explicitamente definiu a Trindade como Pai, Filho e Espírito Santo, e defendeu teologia trinitária contra a heresia "de Praxeas".

 

Anteriormente, e mais filosófica já, formulação da Trindade (mais uma vez sem o uso do termo) é atribuída ao professor gnóstico Valentino (c.100 Viveu - c.160), segundo o teólogo do quarto século Marcellus de Ancyra, foi "o primeiro a conceber a noção de três entidades subsistentes (hipóstases), em um trabalho que eu intitulado sobre as três naturezas". A exegese altamente alegórico da escola Valentiniano inclinado a interpretar as passagens bíblicas relevantes como a afirmação de uma divindade que, de alguma maneira, é triplo. O Valentiniano Evangelho de Phillipe, que data aproximadamente o tempo de Tertuliano, mantém a fórmula trinitária. Seja qual for a sua influência que pode ter a doutrina que mais tarde foi totalmente formada, porém, Valentino é rejeitado como herético pelos cristãos ortodoxos.

 

 

 

Embora haja muita discussão sobre se as crenças dos Apóstolos eram apenas articulada e explicado na credos trinitários, ou danificados foram substituídos por novos e crenças, Que todos os estudiosos reconhecem a si mesmos foram criados os Credos em reação a divergências sobre a natureza do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Essas controvérsias, no entanto, eram grandes e muitas, e levou alguns séculos para ser resolvido.

 

Dessas controvérsias, os desenvolvimentos mais significativos foram articuladas nos primeiros quatro séculos pelos Padres da Igreja , em reação a Adocionismo, Sabelianismo e Arianismo. Essa era a crença do Adocionismo Yeshu era um homem comum, nascido de Yoseph e Mariam, que Tornou-se a Khristo e Filho de Deus no Seu batismo. Em 269, os sínodos de Antioquia condenou Paulo de Samósata por sua teologia adocionista.

 

 

 

Sabelianismo ensinou que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um único e mesmo essencialmente, a diferença é simplesmente verbal, ou aspectos descrevendo diferentes papéis de um único ser. Por está visão Sabelio foi excomungado por heresia em Roma c . 220.

 

 

 

No século IV, o arianismo, como é tradicionalmente entendido, ensinou que o pai existiu antes do filho que não era, por natureza, mas sim um Deus mutável quem foi criatura solicitada a dignidade de se tornar "Filho de Deus". Em 325, o Concílio de Nicéia Credo Niceno que adotou o Cristo Descrito como "Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial com o Pai". O credo utilizado o termo homoousios (de uma substância) para definir a relação entre o Pai e o Filho. Depois de mais de 50 anos de discussão, homoousios foi reconhecida como a marca da ortodoxia, e foi desenvolvido na fórmula de "três pessoas, um único ser".

 

Atanásio, estava presente no Conselho como um dos Bispos dos assistentes de Alexandria, afirmou que os bispos foram obrigados a usar esta terminologia, o que não é encontrada nas Escrituras, porque a frases bíblicas que teriam preferido usar foram reivindicados pelo Arianos para poder ser a interpretação em que os bispos consideravam um sentido herético. , além disso, os significados de "ousia" e "hipóstase" sobreposto em seguida, um, de modo que "hipóstase" para alguns "essência" significava e para os outros "pessoa". Atanásio de Alexandria (293-373), ajudou a separar os termos.

 

 

 

A Confissão do Concílio de Nicéia, falou pouco sobre o Espírito Santo. [41] A doutrina da divindade e da personalidade do Espírito Santo foi desenvolvido por Atanásio nas últimas décadas de sua vida. [42] Ele Defenda e refinou a formulação de Nicéia . [41] Até o final do século 4, sob a liderança de Basílio de Cesaréia, Gregório de Nissa e Gregório de Nazianzo (os Padres da Capadócia), a doutrina consequentemente atingiu a forma substancialmente atual.

 

Teologia

 

Formula Batismal Trinitária

 

 

 

Nos Evangelhos sinópticos o batismo de Yeshu é muitas vezes interpretado como uma manifestação de todas as três pessoas da Santíssima Trindade: "E quando Yeshu foi batizado, fui logo da água, e eis que os céus se abriram e eu vi o espírito de '. Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo "; Deus descendo como pomba e pousando sobre ele e, portanto, uma voz do céu, dizendo:" [Mt ​​3: 16-17] Batismo é conferido Geralmente Com a fórmula trinitária, "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo." [Mt ​​28:19] trinitários identificar identidade nome ESTA com a fé cristã na qual o batismo é uma iniciação, como se vê, por exemplo, em a declaração de Basílio, o Grande (330-379): ". Somos obrigados a ser batizado em termos que recebemos, e de professar a fé nos termos em que fomos batizados" O Primeiro Concílio de Constantinopla (381), diz também: "Esta é a fé de nosso batismo que nos ensina a crer no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Segundo está fé não é uma divindade, Poder e Ser do Pai, do Filho e do Espírito Santo ". Mateus 28:19 Pode ser tomado para indicar que o batismo foi associado a este, e fez desde as primeiras décadas de existência da Igreja.

 

 

 

Grupos Não trinitarianos, pentecostais unicistas: tais como, objetam a partir da visão trinitária sobre o batismo. Para eles, a omissão do formulado em Atos supera todas as outras considerações, e é um guia para a sua própria prática litúrgica. Por motivo de esta, que muitas vezes se concentrar nos batismos em Atos, citando muitos [que?] Obras teológicas autoritário. aqueles que colocam grande ênfase nos batismos em Atos muitas vezes, a questão também a autenticidade de Mateus 28:19 na sua forma actual . A maioria dos estudiosos do Novo Testamento, os críticos textuais aceitam a autenticidade da passagem, uma vez que não há nenhum manuscrito variantes em relação à fórmula, e a forma existente da passagem é atestada na Didaqué e outros trabalhos patrísticos do 1º e 2º séculos: Inácio, Tertuliano, Hipólito, Cipriano, e Gregório Taumaturgo.

 

 

 

Comentando sobre Mateus 28:19, Gerhard Kittel afirma:

 

 

 

Essa relação tríplice [do Pai, do Filho e do Espírito] corrigido em breve encontrou expressão nas fórmulas triádicas em 2 Cor. E em 1 Coríntios 13:14. 12: 4-6. O formulário encontra-se em primeiro lugar no formula batismal em Mateus 28:19; também é auto-evidente que o Pai, Filho e Espírito são aqui ligadas em um relacionamento tríplice indissolúvel.

 

 

 

Um Deus

 

 

 

O cristianismo, tendo emergido do judaísmo, é uma religião monoteísta. Nunca no Novo Testamento, significa o conceito trinitário Torne-se um "triteismo" (três Deuses), nem mesmo dois , Deus é um só, e que Deus é um Ser único é energicamente declarado na Bíblia .:

 

O Shema das Escrituras Hebraicas: "Ouve, ó Israel! O primeiro dos Dez Mandamentos- "Não terás outros deuses diante de mim".[ Deut 5:7]

 

E "assim diz o Senhor, Rei de Israel e seu Redentor, o Senhor dos exércitos :. Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus" [Isaías 44: 6]

 

No Novo Testamento: "O Senhor nosso Deus é um só." [Mc 12:29]

 

 

 

Na visão trinitária, do Pai e do Filho e do Espírito Santo compartilham a mesma essência, substância ou ser. A principal e crucial afirmação da fé cristã é que não há um salvador, Deus e um só salvação, manifestada em Yeshu Khristo, para a qual não há acesso só por causa do Espírito Santo. O Deus do Antigo Testamento ainda é o mesmo que o Deus do Novo. No cristianismo, uma única declaração acerca de Deus têm por objectivo distinguir a compreensão hebraica da visão politeísta, ver qual o poder divino como compartilhado por vários seres, seres que podem e discordam e entrar em conflito com o outro.

 

 

 

Deus em três pessoas

 

 

 

Na doutrina trinitária, Deus existe como três pessoas ou hipóstases, mas é um Ser, avaliações ter uma única natureza divina. Os membros da Trindade são co-iguais e co-eterno, um em essência, natureza, poder, ação, e vontade. Como se afirma no Credo de Atanásio, o Pai é incriado, o Filho é incriado, e do Espírito Santo é incriado, eterno e todos os três são sem começo. "O Pai e do Filho e do Espírito Santo" não são nomes para diferentes partes de Deus, mas um nome de Deus porque três pessoas existem em Deus como uma entidade. Eles não podem ser separados um do outro. Cada pessoa é entendida como tendo a essência idêntico ou natureza, não apenas como naturezas.

 

 

 

Para trinitários, ênfase em Gênesis 1:26 é sobre a pluralidade na Divindade, e em 1:27 sobre a unidade da essência divina. Uma possível interpretação do Gênesis 1:26 É relacionamentos de Deus na Trindade são espelhados no homem pela grande relação entre marido e mulher, duas pessoas a tornar-se uma só carne, conforme descrito posteriormente na criação de Eva no próximo capítulo. [Gen 2:22]

 

 

 

Perichoresis

 

 

 

Perichoresis do grego ("indo ao redor", "envoltória") é um termo usado por alguns para descrever a relação Teólogos Entre os membros da Trindade. O equivalente em latim para o termo é circumincessio. Este conceito de base STI Refere-se a Yochanan 14-17 Onde Yeshu está instruindo os discípulos a respeito do significado de sua partida. Sua ida para o Pai, disse, é por causa deles; para que eu pudesse comer com eles quando o "outro Consolador" é dado a eles. Então, disse, os seus discípulos vão habitar nele, como eu habito no Pai e que o Pai habita nele, e que o Pai vai habitar neles. Isto é assim, de acordo com a teoria da perichoresis, porque as pessoas da Trindade "reciprocamente contem um ao outro, de modo que um permanentemente envelopes e está permanentemente envolto com outro, que ainda contem envelopes". (Hilário de Poitiers, a respeito da Trindade 3: 1) .

 

 

 

Efetivamente perichoresis exclui a noção de que Deus tem partes, mas sim é um ser simples. Harmoniza bem também com a doutrina que junção do cristão com o Filho na Sua humanidade, coloca-o em junção com um que contém em si mesmo, nas palavras do apóstolo Paulo, "toda a plenitude da divindade" e não uma parte. Fornece uma figura intuitiva perichoresis do que this poderia significar. O Filho, o Verbo eterno, é desde toda a eternidade a morada de Deus; é a "casa do Pai", assim como o Filho habita o Pai e o Espírito; Assim, quando o Espírito é "dado", em seguida, acontece como Yeshu disse: "Eu não vou deixá-lo órfãos ; voltarei para vocês [Yochanan /João 14:18]

 

 

 

De acordo com as palavras de Yeshu, as pessoas casadas são, em certo sentido não são mais dois, mas são unidos em um só. PORTANTO, teólogos ortodoxos Veja também o relacionamento do casamento entre um homem e uma mulher para ser um exemplo de sua junção sagrada. "Por isso deixará o homem pai e sua mãe , e sua unirá à esposa: E eles serão uma só carne" Gênesis 2:24. "Assim não são mais dois, mas uma só carne. O que Deus uniu portanto, que o homem não separe". Mat. 19: 6. [17:22]

 

 

 

Geração e procissão Eterna

 

 

 

Trinitarianismo afirma que o Filho é "gerado" que do Pai e do Espírito "procede" do Pai, senão o Pai não é "nem gerado, nem criado". O argumento sobre se o Espírito Santo procede do Pai somente, ou a partir do Pai e do Filho, foi um dos catalisadores do Grande Cisma, neste processo relativo à adição ocidental da cláusula Filioque ao Credo Niceno. A Igreja Católica Romana ensina que, no sentido do procedere verbo latino (que não tem qualquer para indicar a origem final e é, portanto, compatível com o processo por meio), mas não na do ἐκπορεύεσθαι verbo grego (o que implica origem final), do Espírito "procede" do Pai e do Filho, e da Igreja Ortodoxa Oriental, que ensina que o Espírito "procede" do Pai sozinho, não fez nenhuma declaração sobre o pedido de uma diferença de significado entre as duas palavras, um grego e um Latina, sendo que ambos são traduzidos como "produto". As Igrejas Ortodoxas Orientais opor-se à cláusula de Filioque em razão eclesiológicas e teológicas, sustentando que "a partir do Pai" significa "só do Pai".

 

 

 

Esta linguagem é muitas vezes considerado difícil porque, se usado em relação seres humanos ou outras coisas criadas, implicaria tempo e mudar; Quando usado aqui, nenhum começo, mudar no ser, ou processo Dentro hora Destinado e é excluído. O Filho é gerado ("nascido" ou "gerado"), e o Espírito procede, eternamente. Agostinho de Hipona, explica: "Os teus anos são um dia, e teu dia não é diário, mas hoje, o Co-eterno Tu gerou portanto ; porque os rendimentos não teu hoje para amanhã, pois também não siga ontem teu, hoje, é a eternidade. Para quem tu disseste: "[Sl 2: 7]" Este dia eu gerei indisponíveis.

 

 

 

A maioria dos grupos protestantes usam o credo que incluem também a cláusula Filioque. No entanto, a questão não é controverso Entre eles geralmente nós porque geralmente o conceito é menos exato do que é discutido acima [carece de fontes?] (Exceções Presbiteriana Westminster Confession Sendo a 2: 3, a Confissão Batista de Londres 2: 3, e Luterana Augsburg Confissão 1 : 1-6 Aqueles que têm especificamente abordar questões).

 

 

 

Trindade Económica e imanente

 

 

 

A Trindade econômica Refere-se aos atos de Deus uno e trino no que diz respeito à criação, a história, a salvação, a formação da Igreja, a vida diária dos crentes, etc. e descrever como a Trindade opera dentro da história em termos dos papéis ou funções desempenhadas por cada pessoa do relacionamento da Trindade: Deus com a criação. A ontológica (ou essencial ou imanente) Trindade fala da vida íntima da Trindade [João 1: 1-2] -as relações recíprocas do Pai, do Filho e do Espírito para o outro, sem referência a relação de Deus com a criação.

 

 

 

Os antigos Teólogos de Nicéia discutiram que tudo o que a Trindade faz é feito por Pai, Filho e Espírito trabalhando em unidade com Um vontade. As três pessoas da Santíssima Trindade sempre funciona inseparavelmente, para o seu trabalho é sempre o trabalho de um único Deus. Por causa desta unidade de vontade, a Trindade não pode envolver a subordinação eterna do Filho ao Pai. Subordinação eterna só pode existir se a vontade do Filho é pelo menos diferente do pai. Mas a ortodoxia de Nicéia diz que não é. A vontade do Filho não pode ser diferente do Pai porque é o Pai. Eles têm apenas uma vontade, como eles têm, mas são unico ser. Caso contrário, não seria um Deus. Se houvesse relações de comando e obediência entre o Pai e o Filho, não haveria Trindade em todos, mas em vez de três deuses. Sobre este ponto St. Basilio observa "Quando, em seguida, uma Ele diz:" Eu não tenho falado de mim mesmo 'e, novamente,' Assim como o Pai vos Disse-me, então eu falo ", e" A palavra que estais ouvindo não é minha, mas o Pai, que me enviou ", e em outro lugar," Assim como o Pai me deu mandamento, assim mesmo faço ", não é porque ele não tem propósito deliberado ou poder de iniciação, nem ainda Porque eu tenho que esperar para a nota-chave precombinado, que eu emprego tipo língua de este. Seu objetivo é tornar mais simples que sua própria vontade é ligado em junção indissolúvel com o Pai. Não nos deixe, então, que um Entenda por que é chamado de 'mandamento' um mandato peremptória entregues por órgãos da fala, e dando ordens para o Filho, como a um subordinado, Sobre o que Eu deveria fazer. Vamos, sim, em um sentido condizente com a Divindade, percebemos uma transmissão de vontade, como o reflexo de um objeto em um espelho, passando de tempo sem nota de pai para filho.

 

 

 

Ao explicar por que a Bíblia fala do Filho como subordinado ao Ser Pai, o grande teólogo Atanásio discutir que escritura Dá uma "conta dupla" do Filho de Deus, um dos Sua subordinação temporária e voluntária na encarnação, e outra de Seu status eterno divino. [61] Para Atanásio, o Filho é eternamente Um em ser com o Pai, temporalmente e voluntariamente subordinado em Seu ministério encarnado. Tais traços humanos, argumentaram, não deveriam ser lidos de volta para a eterna Trinidade.

 

 

 

Como Atanásio, os Padres da Capadócia também insistiu que não havia desigualdade econômica presente no seio da Trindade. Como Basilio escreveu: ". Percebemos a operação do Pai, do Filho e do Espírito Santo para ser um só e mesmo, em nenhum aspecto, mostrando variação; de identidade está da operação necessariamente inferimos a unidade da natureza"

 

 

 

Também Agostinho rejeitou uma hierarquia econômica dentro da Trindade. Alegou que as três pessoas da Santíssima Trindade "compartilham a inseparável igualdade uma substância presente na unidade divina." Porque as três pessoas são um em sua vida interior, isso significa que as suas obras para Agostinho no mundo são um. Por está razão, é uma impossibilidade para Agostinho falar do Pai e do Filho obedecendo comando como se poderia haver um conflito de vontades dentro da eterna Trindade.

 

 

 

Também João Calvino falou longamente sobre a doutrina da Trindade. Como Atanásio e Agostinho antes dele, eu concluí que Filipenses 2: 4-11 prescrito como escritura era para ser lido corretamente. Para ele, a obediência do Filho é limitado à encarnação e é indicativo da sua verdadeira humanidade assumida para a salvação humana.

 

Muito trabalho é de este resumido no Credo de Atanásio. Este credo salienta a unidade da Trindade e da igualdade das pessoas. Ele atribui igual divindade, majestade e autoridade para todas as três pessoas. Todos os três estão a ser dito "todo-poderoso" e "Senhor" (sem subordinação em posição de autoridade, "nenhum é antes ou após o outro" (sem ordenação hierárquica); e "Maior é nenhum, ou menos do que o outro" (sem subordinação em Ser ou natureza)). Só assim, uma vez que as pessoas divinas da Trindade, com um vai agir, não há hierarquia, possibilidade de desigualdade na Trindade.

 

Aspecto político

 

 

 

Isso diz Richard Rubinstein o imperador Constantino e seu assessor Hosius de Córdoba estavam cientes da utilidade de Avaliações divinamente ordenados que têm uma igreja em que a autoridade da igreja, e não individualmente a, eram confiáveis ​​para determinar uma salvação individual, e jogou seu apoio faz em direção a homoousion trinitária . Sugestão de Constantino, o uso inicial de o termo homoousios no Concílio de Nicéia. Constantino mais tarde mudou seu ponto de vista sobre os bispos Nicéia formulado e apoiou a OMS rejeitou, assim como vários de seus sucessores, o primeiro imperador a ser batizado na fé de Nicéia foi Teodósio, o Grande, imperador de 379 a 395.

 

Fundo bíblico

 

 

 

Desde o Antigo Testamento, a igreja primitiva reteve a convicção de que Deus é um só. O Novo Testamento não usa a palavra Τριάς (Trindade), nem explicitamente ensina a doutrina trinitária de Nicéia, mas contém várias passagens que usam duplo e padrões tríplices para falar de Deus. Passagens Binitariana incluem Rom. 8:11, 2 Coríntios. 04:14, Gálatas 1: 1, Ef. 1:20, 1 Tim. 1: 2, 1 Pet. 1:21, e 2 João 1:13. Passagens que se referem à divindade com um padrão tríplice incluem Mat. 28:19, 1 Coríntios. 6:11 e 12: 4ss, Gal .. 3: 11-14, Heb. 10:29, e um animal de estimação. 1: 2. Essas passagens que se desenvolveram com que os cristãos da doutrina da Trindade reflete pelos primeiros cristãos em passagens:. Tais como a Grande Comissão "Ide e fazei discípulos de todas as nações, Portanto batizando-os em nome do Pai, e do do Filho e do Espírito Santo "[Mateus 28:19] e a bênção do Apóstolo Paulo:" A graça do Senhor Yeshu Khristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós "[2 Coríntios. 13:14] e, ao mesmo tempo, a judaica Shema Yisrael, "Ouve, ó Israel! Yahveh, nosso Deus, é o único Senhor" [Deuteronômio 6: 4] levou os primeiros cristãos a questionar a forma como o Pai, o Filho e Espírito Santo são "um". Mais tarde, as diversas referências a Deus, Yeshu e o Espírito encontrados no Novo Testamento foram sistematizados em um subsistente Trindade um só Deus em três pessoas e uma substância para combater tendências heréticas de como os três estão relacionados e para defender a Igreja contra acusações de adorando dois ou três deuses.

 

 

 

Alguns estudiosos defendem a idéia que o apoio à Trindade pode ser encontrada na Bíblia, e discutir a doutrina que é o resultado de interpretações teológicas, em vez de boa exegese da Escritura. O conceito foi expressa em escritos antigos da A partir do século 2 para a frente, e outros estudiosos afirmam que a forma como o Novo Testamento repetidamente fala do Pai, do Filho e do Espírito Santo é: tais que para aceitar exigem uma compreensão trinitária.

 

A Comma Johanneum 1 João 5: 7, que é um texto afirma disputadas: "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e do Espírito Santo: No original três são um" No entanto, esta passagem não é considerado parte do texto original, e a maioria dos estudiosos concordam que a frase era para encobrir.

 

 

 

Yeshu como Deus

 

O Evangelho de Yochanan [João] tem-se visto como enfatizando especialmente direccionadas para a divindade de Yeshu, apresentando Yeshu como o Logos, pré-existente e divina, a partir de DST primeiras palavras: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus "[João 1: 1] O Evangelho de Yochanan termina com a confissão de fé aparente de Thomas para Yeshu,". Meu Senhor e meu Deus "[João 20:28] Não há nenhuma tendência significativa! Entre os estudiosos modernos negarm que Yochanan 1: 1. e 20:28 identificam Yeshu com Deus Também Yochanan retrata Yeshu como o agente da criação do universo .

 

 

 

Há algumas possível passagens bíblicas também dão suportes para a divindade de Yeshu encontrado nos Evangelhos Sinópticos. O Evangelho de Mateus, por exemplo, cita Yeshu dizendo: "Todas as coisas me foram entregues por meu Pai." [Mt ​​11:27] Isso é semelhante a Yochanan [João], que escreveu que Yeshu disse: "Todo aquele que o Pai tem é meu. "[Yochanan 16:15] Esses versos foram citados para defender a onipotência de Khristo, com todo o poder, bem como a onisciência de Khristo, com toda a sabedoria.

 

 

 

Expressões também nas epístolas paulinas foram interpretados como atribuir divindade a Yeshu. Eles incluem: "Porque nele todas as coisas foram criadas: as coisas no céu e na terra, visíveis e invisíveis sejam tronos, sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele" [Colossenses 1:16] e " Pois em Khristo toda a plenitude da Divindade vive em forma corpórea "[Colossenses 2: 9] e em Paulo alegação do Apóstolo ter sido" enviado não de homens, nem por homem algum, mas por Yeshu Khristo e por Deus Pai "[Gálatas 1: 1].

 

Alguns sugeriram que Yochanan apresenta uma hierarquia Quando eu cita Yeshu dizendo: "O Pai é maior do que eu" [14:28] O que era uma declaração apelada por grupos não trinitariano: Tais como o arianismo. No entanto, Padres da Igreja tal Agostinho de Hipona alegam isto como declaração de deve ser entendido como Yeshu falando sob a forma de um homem.

 

 

 

Espírito Santo como Deus

 

 

 

Como a controvérsia ariana foi diminuindo para baixo, a discussão passou da divindade de Yeshu Khristo para a igualdade do Espírito Santo com o Pai e o Filho. Por um lado, a seita dos declarou Pneumatomachi Que o Espírito Santo era uma pessoa inferior ao Pai e Filho. Por outro lado, os Padres da Capadócia argumentou que o Espírito Santo era uma pessoa igual ao Pai e Filho.

 

 

 

Embora o texto principal usado em defesa da divindade do Espírito Santo foi Mateus 28:19, Padres Capadócios: como Basílio, o Grande Argumentou de outros versos: como "Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satan o teu coração a mentir para o Espírito Santo e retivesses para si parte dos recursos da terra? Enquanto o possuías, se não teu? E depois que foi vendida, não foi em teu poder? Por que é que você já planejou isto ?. desígnio em teu coração você não mentiu aos homens, mas a Deus "[Atos 5: 3-4]

 

Outra passagem citou os Padres da Capadócia foi "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército" [Salmos 33: 6]. No seu entender, porque "fôlego" e "espírito "em hebraico são ambos" רוּחַ"(" ruach "), o Salmo 33: 6 está revelando os papéis do Filho e do Espírito Santo, como co-criadores. E uma vez que, segundo eles, Porque só Deus pode criar seres sagrados santos: como os anjos, o Filho eo Espírito Santo deve ser Deus.

 

Outro argumento dos Padres da Capadócia para provar que o Espírito Santo é da mesma natureza que o Pai e o Filho vem de "para quem sabe os pensamentos de uma pessoa, senão o espírito dessa pessoa, que nele está? Assim também ninguém compreende a pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. "[1 Coríntios. 02:11] Eles fundamentado esta passagem Isso prova que o Espírito Santo tem a mesma relação com Deus como o espírito dentro de nós tem para nós.

 

Os Padres da Capadócia também citou: "Você não sabe que você 'são o templo de Deus e do Espírito de Deus habita em vós Que?" [1 Cor. 03:16] e fundamentado que seria uma blasfêmia para um ser inferior a fixar residência em um templo de Deus, provando, assim, que apenas o Espírito Santo é igual com o Pai eo Filho.

 

Eles também combinado "o servo não sabe o que seu senhor faz" [Yochanan 15:15] com 1 Coríntios 2:11 em uma tentativa de mostrar que o Espírito Santo não é o servo de Deus, e Sua portanto igual.

 

O Pneumatomachi contrariada por citar os Padres Capadócios, "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir para o bem daqueles que hão de herdar a salvação?" [Hebreus 01:14] em vigor argumentando que o Espírito Santo não é diferente de outros criado espíritos angélicos. Os Padres da Igreja discordaram, dizendo que o Espírito Santo que é maior que os anjos, uma vez que o Espírito Santo é aquele que concede para a profecia presciência [1Cor. 12: 8-10], para que os anjos poderia anunciar eventos para comer .

 

O uso da palavra "Paráclito" (em grego: parakletos) para o Espírito Santo em João 14:16, o que pode ser traduzido como advogado, intercessor, conselheiro ou protetor, e essência do Espírito Santo e de ação Caracterizado pela verdade, como todas as três pessoas da Santíssima Trindade são ligadas com a verdade, são vistos como argumentos que é uma pessoa divina (ver v. 17); Especialmente que Yeshu o chama de outro conselheiro, expressando desta forma que o Espírito Santo é uma pessoa igual a si mesmo.

 

 

 

Antigo Testamento prenúncio

 

 

 

Além disso, o Antigo Testamento também tem sido interpretado como prenúncio da Trindade, referindo-se a palavra de Deus, [Sl 33: 6] o seu espírito, [Isaías 61: 1] e Sabedoria, [Prov 9: 1], bem como narrativas: como o aparecimento dos três homens a Abraão [Gen 18] No entanto, é geralmente aceite que seria ir além da intenção e do espírito do Antigo Testamento para correlacionar em noções originais diretamente com a doutrina trinitária mais tarde.

 

Alguns Padres da Igreja acreditavam que o conhecimento do mistério foi solicitada aos profetas e santos do Velho Testamento, e que tenham identificado o mensageiro divino do Gênesis 16: 7,21: 17, 31:11, Êxodo 3: 2 e Sabedoria de os livros sapienciais com o Filho, e "o espírito do Senhor" com o Espírito Santo Outros Padres da Igreja, Gregório Nazianzeno: tais como, em seus discursos discutir que foi a revelação gradual, alegando que o Pai foi proclamada no Abertamente Antigo Testamento, mas o Filho só obscuramente, porque "não era seguro, Quando a divindade do Pai ainda não foi reconhecido, claramente para proclamar o Filho".

 

Gênesis 18-19 tem-se interpretado pelos cristãos como um texto trinitário A narrativa tem o Senhor aparece a Abraão, a mais baixa foi visitado por três homens [Gen 18: 1-2] e depois em Gênesis 19 ", os dois anjos "visitou Lot em Sodoma. A interação entre Abraham, por um lado, e do Senhor / três homens / os dois anjos do outro era um texto intrigante para aqueles que acreditavam em um Deus único em três pessoas. Justino Mártir, e João Calvino da mesma forma, ele interpretou Que Abraam esse foi visitado por Deus, a mais baixa foi acompanhado por dois anjos. Justino suposto que o Deus que visitou Abraão era distinguível de Deus que permanece nos céus, mas foi, no entanto Identificado como o (monoteísta) Deus. Justino apropriou do Deus que visitaram Abraam a Yeshu, a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

 

Agostinho, ao contrário, considerou que os três visitantes de Abraam foram as três pessoas da Santíssima Trindade. Eu não vi nenhuma indicação de que os visitantes eram desiguais, como seria o caso na leitura de Justino. Em seguida, em Gênesis 19, dois dos visitantes foram abordados por Lot no singular: "Lot disse-lhes: '. Não é assim, meu senhor'" [Gen 19:18 KJV] Agostinho viu muita coisa que poderia enfrentá-los como um, porque eles tinham uma única substância, apesar da pluralidade de pessoas. [nota 2] Alguns cristãos veêm nas indicações do Antigo Testamento de uma pluralidade e unidade em Deus, uma noção de que é rejeitado pelo judaísmo.

 

A razão pela qual apenas dois dos anjos foi visitar Sodoma e Gomorra é esse o ponto observado, o Divino

 

Humano e o Divino procedente, e aqueles pertence aos Aspectos do julgamento divino, como Yeshu de declarar esse acordo, foi tudo confiado pelo Pai ao Filho . [Yochanan 5:22] Os três anjos, de fato, aparecem a Abraão como três homens, mas eles são apenas uma representação simbólica da Trindade, que não deve ser tomado literalmente como três pessoas distintas. No Antigo Testamento, Swedenborg encontra a mais antiga referência direta a uma Divindade Trina no encontro de Moshe com o Senhor em Êxodo que diz: "E o Senhor passado sobre o Seu rosto, e chamou, Yahveh, Yahveh Deus misericordioso e piedoso "[Êxodo 34: 6].

 

Alguns cristãos interpretam as teofanias ou aparições do Anjo do Senhor, como revelações de uma pessoa distinta de Deus, menor entanto é chamado de Deus. Esta interpretação é encontrada no cristianismo tão cedo quanto Justino Mártir e Melito de Sardes, e reflecte ideias que já estavam presentes em Philo. As teofanias do Antigo Testamento eram apenas assim visto como cristofanias, cada uma aparência do Messias pre-encarnado .

 

 

 

Não-ortodoxia

 

 

 

Pontos de vista não-ortodoxo do Deus Cristão Trinitário, também têm sido sugeridos por processos teólogicos como Lewis S. Ford, menor entidades endossa a visão de Deus como concrescence atemporal e eterna, mas interpretar as naturezas de Deus (natureza primordial, consequente natureza, e natureza supersubjetiva) de uma forma trinitária. Outros processos teólogicos, tais como Joseph A. Bracken Considere as três pessoas sacerdotes, cada um entendido na nova visão social de Deus em sentido amplo Charles Hartshorne e David Ray Griffin, como constituindo um campo primário da atividade divina.

 

 

 

Não trinitarianismo

 

 

 

Não trinitarianismo (ou antitrinitarianismo) Refere-se a sistemas de crença cristã, que rejeitam a doutrina da Trindade, como não ter origem bíblica. Diferem visões amplamente não trinitaria sobre a natureza de Deus, Yeshu e o Espírito Santo. Vários pontos de vista Não Trinitariano, Adocionismo: tais como, Monarquismo e Arianismo existia antes da definição formal da doutrina da Trindade, em 325, 360 e 431 dC, no Concílio de Niceia, Constantinopla, Éfeso e Depois do fim a vitória da ortodoxia em Constantinopla, em 381, o Arianismo foi expulso do Império, mantendo um ponto de apoio Entre as tribos Teutônicos. Quando os Francos se converteu ao catolicismo em 496, porém, aos poucos ele desapareceu. Não Trinitarianos mais tarde foi renovado no gnosticismo dos cátaros nos séculos 11-13, na época do Iluminismo do século 18, e, em alguns grupos que surjam durante o Segundo Grande Despertamento do século 19.

 

Grupos Não Trinitarianos modernos ou denominações incluem Christadelphianos, cientistas cristãos, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Amanhecer Estudantes da Bíblia, amigos Conferência Geral, Iglesia ni Cristo, as Testemunhas de Jeová, Igreja Viva de Deus, pentecostais unicistas, os membros da Igreja de Deus Internacional , Universalista Unitária cristãos, a Igreja Unida de Deus e da Igreja de Deus (Sétimo Dia).

 

Como tradicionalmente professam um conceito de monoteísmo com uma pessoa singular como Deus, o Judaísmo e Islamismo rejeitam trinitarianismo. O Islã considera Yeshu um profeta, mas não divino, Ensina a indivisibilidade absoluta de um deus supremo soberano e transcendente, e é distintamente Antitrinitariano como vários versículos do Alcorão ensina a doutrina da Trindade, que é uma blasfêmia. Diz: Ele é Deus, o Único, Deus, o Eterno, o Absoluto; Ele não gerou, nem é gerado, e não há outro semelhante a Ele -Qur'an, sura 112 (Al-Ikhlas) ayat 1-4.

 

 

 

Notas estendida muito pouco próprios escritos de Ário ter sobrevivido. Em grande parte nós dependemos de citações feitas por oponentes que refletem o que eles achavam que eu estava dizendo. Além disso, não houve festa Ariana única ou a programação, mas sim vários críticos da Nicéia torna o trabalho a partir de perspectivas distintas. (Veja Williams, Rowan. Arius SPCK (2a ed, 2001) p.95ff & pp.247ff) Agostinho tinha pouco conhecimento de a língua grega, e nenhum conhecimento da língua hebraica. Então, eu confiei a Septuaginta LXX, que distingue κύριοι [Gen 19: 2] ('senhores', vocativo plural) e κύριε [Gen 19:18] ("senhor", vocativo singular), mesmo se a forma verbal hebraico, נא- אדני(na-Adoni), é exatamente o mesmo em ambos os casos.

 

O exposto acima é o estudo de como foi introduzido esse dogma no Cristianismo no 4 século, mas que não era o credo original dos apostolos de Yeshu. Yeshu não afirmou ser Deus Pai, mas o enviado do Pai [ABBA], ele mesmo afirmou que não veio fazer a sua vontade, mas a vontade do Pai que o enviou. Portando o enviado está cumprindo as ordens daquele que o enviou, por isso Yeshu disse o PAI É MAIOR DO QUE EU, porque quem dá as ordem, é o Pai que o enviou.

 

No Antigo Testamento Yahveh prometeu conforme as profecias um profeta semelhante a Moshe, um Rei Messianico sucessor ao trono do Rei David, mas esse Rei seria chamado de Filho de Deus; e seria chamado de Filho de David, porque ele nasceria do sêmen de David, conforme está escrito no livro de salmos.

 

YESHU FILHO DE DEUS

 

 

 

SALMO 2

 

 

 

1 Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vàs?

 

2 Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o Yahveh e contra o seu Messias [Ungido], dizendo:

 

3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.

 

4 Aquele que habita nos céus se rirá; Yahveh zombará deles.

 

5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.

 

6 Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte de Sião.

 

7 Proclamarei o decreto: Yahveh me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei.

 

8 Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.

 

9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

 

10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.

 

11 Servi ao Senhor com temor, e alegrai-vos com tremor.

 

12 Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

 

 

 

YESHU FILHO DE DAVID

 

 

 

SALMOS 132

 

1 Lembra-te, Yahveh, de David, e de todas as suas aflições.

 

2 Como jurou a Yahveh, e fez votos ao poderoso Deus de Yakov, dizendo:

 

3 Certamente que não entrarei na tenda de minha casa, nem subirei à minha cama,

 

4 Não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras,

 

5 Enquanto não achar lugar para o Senhor, uma morada para o poderoso Deus de Jacó.

 

6 Eis que ouvimos falar dela em Efrata, e a achamos no campo do bosque.

 

7 Entraremos nos seus tabernáculos; prostrar-nos-emos ante o escabelo de seus pés.

 

8 Levanta-te, Yahveh, ao teu repouso, tu e a arca da tua força.

 

9 Vistam-se os teus sacerdotes de justiça, e alegrem-se os teus santos.

 

10 Por amor de David, teu servo, não faças virar o rosto do teu ungido.

 

11 Yahveh jurou com verdade a David, e não se apartará dela: Do fruto do teu ventre porei sobre o teu trono.

 

12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.

 

13 Porque Yahveh escolheu a Sion; desejou-a para a sua habitação, dizendo:

 

14 Este é o meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o desejei.

 

15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.

 

16 Também vestirei os seus sacerdotes de salvação, e os seus santos saltarão de prazer.

 

17 Ali farei brotar a força de David; preparei uma lâmpada para o meu ungido.

 

18 Vestirei os seus inimigos de vergonha; mas sobre ele florescerá a sua coroa.

 

 

 

O texto aqui é claro, Yahveh promete a David que a sua semente, seu herdeiro sentaria perpetuamente no trono de David. Por isso podemos ver os apóstolos de Yeshu, jamais ensinaram a doutrina do DEUS ENCARNADO, pois as escrituras hebraicas jamais ensina que Yahveh se faria carne, ou que Yahveh encarnaria, mas que o Messias seria filho de David. Yahveh cumpre o que promete, como poderia Deus amular a suas promessas, o Messias é um homem como David, homem segundo o coração de Deus. O Messias conforme o AT seria filho do Rei David, seria um homem, Filho do Homem, e não um DEUS ENCARNADO como os Deuses do Paganismo, o Messias é o Ungido de Yahveh, Yeshu recebeu de DEUS PAI poder para ser o Filho de Deus. Yeshu recebeu a unção após seu batismo, Yeshu se tornou Divino, sendo adotado por Deus como seu filho.

 

 

 

ADOCIONISMO

SEM PREEXISTÊNCIA

YESHU FILHO DE DEUS POR ADOÇÃO

ARIANISMO

PREEXISTÊNCIA

YESHU FILHO DE DEUS ENCARNADO

TRINITARISMO

PREEXISTÊNCIA

YESHU É O PAI ENCARNADO COMO FILHO

UNICISMO

PREEXISTÊNCIA

YESHU É O PAI ENCARNADO

COMO FILHO

 

 

 

ARIANISMO

HETEROOUSIOS

TRINITARISMO

HOMOOUSIOS

UNICISMO

HOMOOUSIOS

 

 

 

O Adocionismo era a crença do cristianismo primitivo, não crê na preexistência de Yeshu, não faz uso dos termos heteroousios e nem de homoousios.

 

O Adocionismo posteriormente foi substituido pela heresias do paganismo.

 

O Arianismo embora pareça com o Adocionismo difere deste por crer na preexistencia de Yeshu, ou seja o Arianismo crê que o Filho de Deus preexistiu.

 

O Trinitarismo e o Unicismo são parecidos, usam o termo homoousios, que diz que Yeshu tem a mesma substancia que o Pai, Yeshu é DEUS ENCARNADO.

 

Ai está o perigo para OS GNOSTICOS, YESHU NÃO ERA HUMANO, a doutrina do DEUS ENCARNADO procede do Gnósticismo que acreditava que Yeshu era um Espirito Encarnado.

 

Yeshu é identificado por alguns gnósticos como uma encarnação do Ser Supremo para trazer a gnōsis para a terra.

 

 

 

O Cristianismo atual não tem nenhuma ligação com o Cristianismo Primitivo, com o Nazarenos, com os judeus Ebionitas.

 

Muitos Teologos Trinitarios afirmam que os Ebionitas, eram um seita herética porque acreditavam no Yeshu humano, filho de Yoseph e Mariam, e que negavam o nascimento virginal de Yeshu e negavam a Divindade de Yeshu.

 

Afirmar que os Ebionitas era hereges é muita falta de conhecimento, os Ebionitas não negavam que Yeshu era o Messias, mas que Yeshu era um profeta semelhante a Moshe, o que está plenamente de acordo com que falou Yahveh a Moshe, que suscitaria um profeta semelhante a Moshe, e esse profeta falaria aquilo que Yahveh lhe ordenou.

 

Os mentirosos são aqueles que forjaram a Divindade de Yeshu nos Concílios de Nicéia e Constantinopla. Ao afirmarem que Yeshu nasceu de uma Mãe Virgem, que ele é o Deus Encarnado, e não um ser humano.

 

O Cristianismo Moderno acredita que Jesus [Yeshu] não foi um homem comum, um profeta semelhante a Moshe, mas que Yeshu é UM DEUS ENCARNADO, a semelhança do DEUS HINDU VISHNU que encarnou na forma de um homem de nome Krishna.

 

O Catolicismo rejeitou os ensinos dos apóstolos, que era o ADOCIONISMO para adotar o ensino do HINDUÍSMO , que prega a doutrina da ENCARNAÇÃO e ainda tem a cara de pau de afirmar que é a Igreja dos Apóstolos. A Igreja Apostatou, deixou ser Apostolica, deixou de ser a Igreja dos Apóstolos, para ser a Grande Prostituta de Apocalipse 17:5

 

5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério,a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

 

Note bem essa palavra mistério, que significa oculto

 

Mistério vem do grego, mystérion, coisa secreta, tem relação com a ação de calar a boca; o verbo é mýein, fechar, se fechar, calar, mýstes, que se fecha, o que guarda segredo, o iniciado.

 

A Igreja Catolica seus DOGMAS SÃO MISTÉRIOS.

 

MISTÉRIO DA IGREJA

 

MISTÉRIO DA VIRGEM MARIA

 

MISTÉRIO DA ENCARNAÇÃO

 

MISTERIO DA IMACULADA CONCEIÇÃO

 

MISTÉRIO DA ASSUNÇÃO DE MARIA

 

MISTÉRIO DA SANTISSIMA TRINDADE

 

MISTÉRIO EUCARÍSTICO

 

MISTÉRIO DE CRISTO

 

 

 

MISTÉRIO é uma coisa sem explicação, uma coisa que ninguém pode exclarecer, uma coisa que gera duvida, uma coisa que pode ser ou não ser, poder ser verdade ou mentira.

 

Podemos acreditar em doutrinas duvidosas, até que podemos, mas não devemos. Porque na duvida não devemos, devemos investigar para ver se tal ensino realmente procede de Deus.

 

Muitos crentes acreditam no padre, no pastor, no bispo, mas se esses homens estão mentindo, devemos crer neles, se o JESUS QUE ELES PREGAM É FALSO, como nós poderemos ser salvo.

 



 

YIRMIAH 17:5,6

 

5 Assim diz YAHVEH: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração de YAHVEH!

 

6 Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

 

O homem que acredita no homem que despreza Deus, é maldito, mas o homem que acredita em Deus, não pode confiar no homem, quem acredita no homem, torna-se escravo de homem, fica cego não vê a verdade, se o homem é falso profeta, que ensina mentira em nome de Deus, esse homem fica escravo da mentira.

 

Voce acredita no pastor que diz que DEUS é 3 pessoas, não acredita em DEUS que diz ser 1.

 

DEUTERONOMIO 32:39

 

39 Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.

 

Yahveh afirmar ser Um, se ele afirmar que é Três estaria mentindo, o que é impossivel, Deus não mente.

 

YESHU DECLAROU SER FILHO DE DEUS

 

YOCHANAN 9:35-38

 

35 Yeshu ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?

 

36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?

 

37 E Yeshu lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.

 

38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.

 

APOCALIPSE 2:18,19

 

18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filhode Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

 

19 Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

 

Não podemos confundir as coisas, YAHVEH NUNCA DIZ SER O FILHO, MAS PAI, E YESHU NUNCA DISSE SER O PAI, MAS FILHO DE DEUS.

 

 

 

ROMANOS 1:1-10

 

 

 

1 Paulo, servo de Yeshu Khristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus.

 

2 O qual antes prometeu pelos seus profetas nas santas escrituras,

 

3 Acerca de seu Filho, que nasceu do [sêmen de David ] segundo a carne,

 

4 Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos,Yeshu Khristo, nosso Senhor,

 

5 Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome,

 

6 Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Yeshu Khristo.

 

7 A todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados santos: Graça e paz de Deus nosso Pai, e do Senhor Yeshu Khristo.

 

8 Primeiramente dou graças ao meu Deus por Yeshu Khristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé.

 

9 Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós,

 

10 Pedindo sempre em minhas orações que nalgum tempo, pela vontade de Deus, se me ofereça boa ocasião de ir ter convosco.

 

Essa passagem afirma claramente que Yeshu Khristo é o filho de Deus, e que Deus é o seu Pai.

 

 

 

2 CORINTIOS 1:1-4

 

 

 

1 Paulo, apóstolo de Yeshu Khristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

 

2 Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Yeshu Khristo.

 

3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Yeshu Khristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

 

4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

 

 

 

O TRINITARISMO E O UNICISMO afirmam o contrario do que diz as escrituras, que Yeshu é o filho de Deus, o TRINITARISMO E O UNICISMO afirmam que o Pai é o Filho, e o Filho é o Pai, quem morreu na cruz não foi o Filho mas o Pai. Essa doutrina que diz que o Pai foi quem morreu na cruz, essa doutrina foi chamado de Patripassianismo.

 

Esse ensino falso, nega que Yeshu o Filho de Deus foi crucificado, diz que Deus foi crucificado e não o homem.

 

 

 

 

 

TRINITARISMO

UNICISMO

DEUS É

DEUS É

PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO

PAI, FILHO, ESPIRITO SANTO

3 PESSOAS DISTINTAS

1 PESSOA

 

 

 

O TRINITARISMO E O UNICISMO AFIRMAM QUE YESHU

 

É YAHVEH [ JESUS É JEOVÁ].

 

O TRINITARISMO AFIRMA AINDA OUTRA MENTIRA QUE MARIA É MÃE DE DEUS.

 

MARIA É UMA DEUSA, PORQUE É A MAE DE DEUS QUE NO IDIOMA GREGO É THEOTOKOS.

 

 

 

"credo quia absurdum"

 

"Creio porque é absurdo"

 

Esta afirmação do apologista cristão Tertuliano demonstra a exigência de submissão incondicional aos dogmas da Igreja Católica. Foi dita no século II, mas permanece atual 1.900 anos depois.

 

A verdadeira fé tem que se opor a razão, mas será isso verdade, muito pelo contrario a verdadeira fé não se opoem a razão. A Santissima Trindade não é nenhum mistério pelo fato dela ser uma crença do antigos povos pagãos. O dogma da trindade foi uma montagem, ou melhor ainda uma adptação das triades pagãs, é um ensino que existiu no paganismo antigo, introduzido no Cristianismo pelos pagãos convertidos, ou seja os falsos cristãos converteram a Trindade Pagã em uma Trindade Cristã. Quer dizer não tem segredo nenhum, muitos religiosos acreditam nessa mentira como sendo a maior das verdades, mas a mentira nunca foi e nunca poderá ser um a verdade. A Verdade é a palavra de Yahveh, o que Yahveh diz.

 

YESHAYAH 44:6-8

 

6 Assim diz Yahveh, Rei de Israel, e seu Redentor, Yahveh dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.

 

7 E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.

 

8 Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.

 

YESHAYAH 45:5,6

 

5 Eu sou Yahveh, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;

 

6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou Yahveh, e não há outro.

 

YESHAYAH 46:8,9

 

8 Lembrai-vos disto, e considerai; trazei-o à memória, ó prevaricadores.

 

9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

 

Como foi dito que a palavra Trindade é um termo que não existe nas escrituras, mas um termo teologico inventado para disignar Deus. O que tem valor é aquilo que Deus está dizendo EU SOU YAHVEH, E NÃO HÁ OUTRO, portando quem diz que há outro está mentindo, o falso dogma da Trindade afirma que Deus é um mentiroso, pelo fato de afirmar que Deus é composto de 3 seres, ou ainda Deus é 3 Deuses, Deus não é 1 e ai esta a grande contradição, lembra-te que contradição é mentira.

 

A doutrina da trindade contradiz o Shema Israel

 

ד שמע ישראל יהוה אלהינו יהוה אחד

 

ה ואהבת את יהוה אלהיך בכל לבבך ובכל נפשך ובכל מאד

 

4 Ouve, Israel, Yahveh nosso Deus ,Yahveh é um.

 

5 Amarás, pois, Yahveh teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.

 

Se a Trindade fosse verdade, Yahveh seria um mentiroso, mas isso é impossivel, como sabemos Yahveh não mente, podemos afirmar com toda certeza que a Santissima Trindade é uma grande mentira, inventada pelo Diabo para negar Yahveh o Deus Unico, o criador do Universo.

 

A BIBLIA AFIRMA

 

YAHVEH - CRIADOR

 

YESHU – CRIADO

 

 

 

CONCILIO DE NICEIA AFIRMA

 

YAHVEH - CRIADOR

 

YESHU - CRIADOR

 

No concilio de Niceia doi decretado que o Filho é tão eterno quando o Pai, que o filho teve o mesmo principio que o Pai, que o Filho preexiste junto com o Pai desde o inicio, contrariando o que diz as escrituras. Portanto o Pai e o Filho são a mesma pessoa, são homoousios, da mesma substancia, quer dizer Yeshu nunca foi humano, ele é um ser totalmente divino, tinha uma aparencia humana, mas não era humano. Yeshu era Deus Encarnado, ou um Espirito Encarnado.

 

Encarnação de um Criador, à semelhança de uma criatura, existe um grande vacuo entre o Yeshu judeu, e o Jesus Católico, quem criou esse vacuo foi a própria Igreja Catolica mudando a estória, fazendo de Yeshu que era um profeta, o Messias, um Deus Encarnado que desceu a Terra.

 

Portanto meu amigo você escolhe acreditar num Yeshu moldado a uma fé pagã, ou crer em Yeshu, judeu que assim como nós nasceu de pai e de uma mãe humanos, portanto Yeshu é da mesma essencia que nós, Yeshu é descedente [semente] de Adam [Adão] assim como nós.